2019 foi provavelmente o segundo ano mais quente da história

EcoDebate
2019 foi provavelmente o segundo ano mais quente da história. (Imagem: NOAA)

Está quase na hora de concluir oficialmente que 2019 foi o segundo ano mais quente em registros de temperatura que remontam ao século XIX.

Dirigindo a notícia: “Parece quase certo (> 99% de probabilidade) que 2019 será o segundo ano mais quente desde o início das medições em 1850, atrás apenas do calor excepcional de 2016”, confirmou o grupo de pesquisa Berkeley Earth há alguns dias.

Por que é importante: O comentário em sua análise das temperaturas de novembro é a evidência mais recente da tendência de aquecimento a longo prazo decorrente das emissões de gases de efeito estufa induzidas pelo homem.

LEIA TAMBÉM: 5 bilhões de pessoas em risco até 2050 por conta da crise climática

É consistente com outras análises que mostram que provavelmente 2019 terminará como o segundo mais quente. A NASA está programada para anunciar uma descoberta semelhante ainda este mês.

O quadro geral: “Com a década chegando ao fim, [fica] claro que o período de 2010-2019 foi a década mais quente que o mundo viu desde que os registros começaram em meados dos anos 1800. Era cerca de 0,19 ° C mais quente que nos anos 2000 e 1,1C mais quente que o período pré-industrial”, twittou Zeke Hausfather, da Berkeley Earth, na véspera do Ano Novo.

Este artigo foi originalmente publicado em EcoDebate.

Compartilhar