Os fertilizantes são produtos super interessantes para deixar o jardim mais bonito. Isso porque eles são utilizados como suplemento para as plantas ou até mesmo como a principal fonte de nutrientes tendo em vista problemas comuns de cultivo, como substrato de baixa qualidade, doenças ou acesso insuficiente à luz solar. No entanto, há plantas de baixa manutenção que não precisam de fertilizantes. Separamos 10 tipos para você começar a cultivar agora mesmo.
Plantas de baixa manutenção que não precisam ser fertilizadas
Cuidar de plantas não é uma tarefa simples; esse fator faz, inclusive, muita gente desistir de ter um jardim por conta dos cuidados que elas necessitam. A boa notícia é que as plantas de baixa manutenção requerem menos atenção e podem ser uma ótima alternativa para quem não tem tanta experiência com jardinagem e até mesmo tempo.
Desse modo, as plantas que não precisam de fertilizantes têm uma forma própria e eficiente de obter os nutrientes essenciais para sua vida. Além disso, outros tipos são tão sensíveis a fertilizantes que é melhor nem fertilizá-las. Conheça, portanto, 10 plantas de baixa manutenção que não precisam ser fertilizadas.
1. Plantas perenes
As plantas perenes, em sua maioria, têm uma característica de florescimento anual e vivem bastante tempo, com algumas apresentando variações em seu ciclo de vida e período de particular. Entre as plantas perenes que não requerem fertilização, podemos citar exemplos como susans de olhos pretos, ásteres, gramíneas ornamentais, erva-borboleta, cravo-da-índia, falso índigo e flores de cone.
2. Lírio-da-paz
Perfeitos para decorar qualquer ambiente, o Lírio da Paz também faz parte das plantas de baixa manutenção que não precisam de fertilizante. São plantas bastante populares e bonitas, mesmo quando estão sem florescer.
3. Babosa
Conhecida também como Aloe Vera, a babosa é uma planta versátil, que pode ser usada na confecção de produtos medicinais e cosméticos. Ela é muito fácil de cultivar, requerendo apenas cuidados básicos.
4. Samambaia-ninho-de-pássaro
Outra planta de baixa manutenção que não precisa de fertilizante é esta. Evitando a fertilização, é possível prevenir o aparecimento de descoloração ou crescimento irregular nas folhas finas desse tipo de samambaia.
5. Dioneia
Essas espécies carnívoras também são plantas de baixa manutenção que não precisam de fertilizantes. Pelo contrário, ao fertilizá-las é bem provável que você cause a morte delas, pois seus sistemas radiculares serão queimados. A dioneia obtém maior parte dos seus nutrientes de suas presas.
6. Planta de Jade
Por ser um tipo de suculenta, a planta de Jade prefere solos soltos, bem drenados e levemente ácidos. Portanto, é uma das plantas de baixa manutenção que não precisam de fertilizante.
7. Mandioca
Por mais diferente que seja, a mandioca pode facilmente se tornar planta para casa e jardim. Desse modo, a realidade é que esta planta prosperará quando você permitir que siga seu curso natural. Fertilizar sua planta de mandioca não é necessário, a menos que você note um crescimento lento. A abordagem mais eficaz consiste em regá-la e depois deixá-la em paz por um tempo, repetindo o processo quando o solo estiver quase seco.
8. Antúrio
Por fim, o antúrio fecha nossa lista das plantas de baixa manutenção que não precisam de fertilizante. Se você é um entusiasta de plantas de interior com uma aparência exótica, mas que requer pouca manutenção, os antúrios são uma escolha popular, conhecida por suas flores vermelhas ricas e vibrantes.
Esta planta não exige muitos cuidados e, em particular, não exige uma fertilização regular.
9. Planta-chinesa-do-dinheiro
Moderna e ideal para decoração de ambientes internos, essa planta também é de baixa manutenção e não requer fertilização. Embora ela tenha um sistema radicular bastante fino e delicado, é uma planta muito resistente.