Incorpore insetos benéficos em seu jardim e dê adeus aos pesticidas

Daniela Marinho
Imagem: Canva

É um pensamento bastante comum considerar que insetos no jardim é algo ruim. Isso se deve, em grande parte, pela falsa ideia de que insetos são pragas. Mas ao contrário do que o senso comum postula, há insetos benéficos que podem melhorar significativamente a saúde das plantas, tornando qualquer jardim mais bonito.

Além disso, a introdução de alguns tipos de insetos no jardim significa banir pesticidas para lidar com as reais pragas, pois os insetos benéficos atuam de diferentes maneiras para manter o jardim saudável.

Tipos de insetos benéficos

Como o nome já sugere, os insetos benéficos não causam furos nas folhas, nem caules amarelados ou ressecamento das plantas e frutos, pelo contrário. Alguns insetos têm a capacidade de tornar o jardim melhor desenvolvido.

Isso acontece porque há 3 tipos principais de insetos benéficos: polinizadores, predadores de insetos e parasitóides.

Animais polinizadores

Os animais polinizadores são os mais conhecidos em se tratando de insetos benéficos. Eles desempenham um papel fundamental no processo de transferência de pólen das partes masculinas de uma flor para as partes femininas da mesma flor ou de outra flor, permitindo a reprodução das angiospermas, que são plantas com flores, responsáveis ​​por cerca de 80 por cento de todas as espécies vegetais existentes hoje, abrangendo inclusive os vegetais que compõe seu jardim.

Este delicado processo de polinização é de extrema importância para a perpetuação das espécies vegetais, já que possibilita a formação de sementes e frutos, facilitando a disseminação de material genético e a reprodução de novas gerações. A relação simbiótica entre as plantas e seus polinizadores tem sido essencial para a diversidade e sobrevivência dos ecossistemas terrestres.

Um fato impressionante é que aproximadamente 200.000 animais distintos desempenham o papel de polinizadores em plantas com flores. Dentre eles, destacam-se os insetos, que formam a grande maioria desse grupo, incluindo borboletas, mariposas, moscas, formigas, besouros, abelhas e vespas. Sua notável capacidade de transportar pólen de uma flor para outra é crucial para o sucesso reprodutivo das plantas e a manutenção da biodiversidade vegetal.

Predadores de insetos

Os predadores de insetos desempenham um importante papel como comedores de pragas, sendo atraídos pelos insetos domésticos que servem como sua fonte de alimento. O controle eficaz das pragas em um jardim depende em grande parte dos predadores competentes, que serão selecionados com base nas espécies de pragas presentes e no tipo de cultivo realizado.

Animais parasitóides

Os parasitóides são distintos dos parasitas, apresentando uma característica fundamental que os diferencia. Enquanto um parasita pode viver às custas de seu hospedeiro, não necessariamente levando-o à morte, os parasitóides têm um ciclo de vida diferente, pois sua sobrevivência depende da morte do hospedeiro. Essa diferença marcante entre eles é um aspecto significativo do seu comportamento e interação com outros organismos.

Quando um inseto parasitóide seleciona seu hóspede, normalmente ele escolhe uma espécie muito específica. O processo começa quando o parasitóide deposita seus ovos dentro ou sobre o corpo do hospedeiro. Ao eclodirem, as larvas resultantes desse processo iniciam seu desenvolvimento, utilizando o próprio hospedeiro como fonte de alimento para seu crescimento. Nesse processo, o hospedeiro é inevitavelmente levado à morte, tornando-se um recurso essencial para concluir o ciclo de vida do parasitóide.

Como atrair insetos benéficos

insetos beneficos 2
Imagem: Canva

Embora seja possível adquirir os insetos benéficos, uma alternativa mais interessante é atrair naturalmente esses insetos para o seu terreno.

Dentre os insetos que podem ser atraídos, destacam-se as joaninhas, os louva-a-deus, as vespas parasitas e os besouros terrestres. A escolha das plantas que você cultiva no jardim desempenha um papel fundamental na atração de insetos. Eles são especialmente atraídos por membros da família das cenouras, como cenouras propriamente ditas e rendas da rainha Anne, além de ásteres como girassóis, malmequeres e coneflowers, bem como leguminosas e mostardas.

Além das escolhas de plantas, os insetos benéficos também precisam de uma fonte de água. Você pode fornecer esse recurso colocando pratos rasos cheios de pedras no jardim, criando assim um local para que esses insetos descansem e se hidratem.