A importância de escolher plantas ricas em néctar para o seu jardim

Dominic Albuquerque
A abelha é um dos insetos polinizadores, responsáveis pelo processo de fertilização de diferentes espécis vegetais. Imagem: Pexels

O néctar produzido por plantas floridas é uma importante fonte de comida para muitas criaturas com as quais compartilhamos nossos espaços naturais. E para os que buscam atrair a vida selvagem para seus jardins, ter plantas que florescem na maior parte do ano é a melhor alternativa.

Escolher plantas ricas em néctar também é uma boa estratégia para fornecer alimento a insetos e outros polinizadores na área onde vivemos. Nas interações mutualísticas entre animais e vegetais há uma grande complexidade ocorrendo – o néctar encontra-se bem no centro de muitas dessas relações.

As plantas conseguiram evoluir até produzirem néctar de forma a atrair polinizadores que dele se alimentam, e que ajudam na polinização ao se esfregarem nas partes reprodutivas de uma flor, carregando ou depositando pólen quando se movem, finalizando assim o processo de fertilização.

Em retorno, os polinizadores obtém sua fonte de energia através do néctar que consomem, rico em açúcar.

Nectários estão tipicamente presentes nas flores de espéceis vegetais que são polinizadas pela vida selvagem, e normalmente ausentes nas plantas polinizadas pelo vento, não necessitando da ajuda animal no processo de polinização.

Às vezes, as plantas também produzem néctar com o objetivo de atrair insetos que a protegem de ser comida. Nesses casos, os nectários nem sempre encontram-se no interior da flor. Outra função do néctar é proteger contra patógenos, e em algumas plantas certas proteínas carregam propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Algumas plantas produzem uma quantidade maior de néctar, enquanto noutras o abastecimento dos nectários é refeito com maior frequência.

Plantas ricas em néctar no jardim

Com plantas ricas em néctar no jardim, especialmente se atraírem diferentes espécies polinizadoras, é possível aumentar o número de interações benéficas nos ecossistemas ao nosso redor, fortalecendo a biodiversidade.

E quando o número de interações benéficas num determinado sistema aumenta, a resiliência e estabilidade do sistema aumentam em conjunto.

Ao garantir que temos espécies vegetais ricas em néctar presentes o ano inteiro, podemos contribuir com populações polinizadoras que estão ameaçadas pela atividade humana e mudança climática, contribuindo com a manutenção da biodiversidade.

Em jardins que produzem alimento, atrair polinizadores nativos permite que obtenhamos as frutas e outros alimentos polinizados por insetos dos quais precisamos e desejamos, garantindo que a polinização ocorra.

A depender da espécie rica em néctar que plantamos, é possível atrair polinizadores de diferentes espécies (dependendo, também, da região), dentre espécies de abelhas, beija-flores, vespas, borboletas, mariposas, mosquitos, moscas, morcegos, dentre outras criaturas que consomem néctar.

Num jardim orgânico, atrair criaturas predatórias que possam manter um controle de pragas também é bem importante. E alguns insetos predatórios consomem o néctar como sua principal fonte de alimento.

Ao escolher plantas ricas em néctar para seu jardim, é sempre bom analisar as espécies nativas da sua área. Pesquise as flores nativas à sua região e quais delas poderiam se desenvolver bem em seu jardim.

Compartilhar