Saiba como atrair borboletas para o seu jardim

Mateus Marchetto
Imagem: Jondolar Schnurr por Pixabay

As borboletas são sem dúvida uma das mais belas criaturas da natureza, e são uma adição estética e ecológica para qualquer jardim. Elas não apenas acrescentam um toque de cor à paisagem, mas também são polinizadoras incrivelmente importantes.

Com o cuidado e atenção corretos, é possível criar um jardim que atraia diferentes variedades de borboletas. Veja algumas dicas sobre como fazer de seu espaço ao ar livre um habitat convidativo para estas graciosas criaturas.

Plantas, flores e comida

Assim como qualquer elemento de um jardim saudável, as borboletas precisam ter suas necessidades básicas atendidas. A maioria das borboletas, em sua fase adulta, se alimentam do néctar produzido por flores de diversas espécies. Essas espécies variam muito de região para região, mas aqui vão algumas das mais comuns pelo país: cambarás, helicônias, verbenas e lavanda.

Contudo, não só as plantas com flores são importantes para um jardim cheio de lepidópteros. Quando o clima fica um pouco mais severo, com chuva ou frio, os insetos precisam de abrigos – que também são importantes contra predadores. Por isso, árvores e arbustos também são muito bem vindos no ecossistema. Ainda, as fases larvais e pupas (fases imaturas) das borboletas dependem de ervas e gramíneas. Portanto, ter uma região com grama alta e fechada também é uma boa ideia.

silvery mother of pearl butterfly g656444ccb 1280
Imagem: Gerhard Bögner/Pixabay 

Além disso, a maioria das borboletas se aproveitam do açúcar de frutos maduros ou em decomposição para se alimentarem. Portanto, espalhar algumas frutas maduras pelo jardim pode também ajudar a atrair borboletas.

Vale a pena também pensar em plantas que floresçam o ano todo, de forma a atrair diversas espécies de borboletas. A maioria das espécies, contudo, aparece em maior abundância no verão e primavera. Nos períodos mais frios, as fases imaturas passam semanas ou meses se desenvolvendo no solo e na vegetação.

Nada de pesticidas

Agrotóxicos ou pesticidas são venenos para pragas (como ervas daninhas ou larvas de insetos) que, evidentemente, afetam profundamente todo o ecossistema no qual são inseridos. Deste modo, para que as borboletas – e outros organismos – do seu jardim possam sobrevivem, é essencial evitar ao máximo o uso de pesticidas, mesmo que em pequena quantidade.

Sol e água suficiente para atrair borboletas

Ao contrário de aves e mamíferos, que produzem o próprio calor a partir do metabolismo corporal, as borboletas precisam absorver muita luz solar para manter suas funções vitais. Assim, plantar flores em ambientes que recebem bastante sol também é uma aposta certa para melhorar a qualidade de vida das borboletas.

garden g238a5d32b 1280
Imagem: PublicDomainPictures por Pixabay 

Ademais, esses insetos possuem uma grande necessidade de absorção de sais minerais durante suas poucas semanas de vida. Por isso mesmo borboletas podem pousar na sua pele para absorver suor e restos de sais na superfície do corpo. Algo que pode ajudar com essa necessidade são poças ou fontes de água, de preferência em contato com o solo. Isso faz com que a água dissolva os minerais da terra e os torne disponíveis para os insetos.

Compartilhar