Como atrair joaninhas e transformar seu jardim em um paraíso natural

Alessandra Martins
Larva de joaninha. Imagem: canva

Um dos melhores modos de proteger as suas plantações do jardim e horta de herbívoros é atrair joaninhas para o seu espaço, que são predadores naturais capazes de realizar o controle biológico em seu jardim. Em primeiro lugar, esses pequenos besouros precisam ser atraídas e mantidas em seu jardim, sendo o principal fator de atração, o alimento. 

Joaninha são facilmente mantidas se você providenciar a alimentação certa, isto é, evite usar inseticidas químicos, pois eliminam o seu principal alimento, os pulgões. Seu jardim precisa se um ecossistema onde a joaninha possa se alimentar, reproduzir a ainda hibernar no tempo certo. Descubra aqui formas naturais e econômicas de fazer isso, sem recorrer a produtos químicos.

Joaninhas: como identificá-las em seu jardim?

Existe uma diversidade em espécies de joaninhas, as quais são geralmente identificadas pela quantidade de manchas em suas asas. Sendo assim, esses insetos podem receber nomes como joaninha de sete e vinte e dois pontos, entre outros. Além disso, são comumente conhecidas como joaninha-vermelha, amarela e laranja. 

Dependendo das condições onde se encontram e da população, a joaninha pode ser uma praga agressiva, como a espécie arlequim, praga na Europa e América do Norte. Por outro lado, em qualquer ambiente, elas comem muitos pulgões e ainda podem viver até 6 meses. Esse ciclo de vida é formado por quatro fases diferentes, confira: 

  1. Ovos: são depositados de 5 a 40 ovos, geralmente na parte inferior de uma folha;
  2. Larva: quando os ovos eclodem nascem as larvas, vorazes para consumir pulgões (cerca de 50 por dia) e outros insetos de corpos moles;
  3. Pupa: essa fase dura em média 2 semanas e é onde acontece a transforação final da pupa em besouro, sua coloração é amarela ou laranja;
  4. Besouro: os besouros adultos possuem cores vivas e acasalam a cada dois dias, além de hibernar no inverno.   
Larva de joaninha. Imagem: canva
Larva de joaninha. Imagem: Canva

Plantas aromáticas e com flores

Plantar espécies aromáticas que exalam odor forte ajuda a atrair a joaninha para o seu jardim e horta. Alfazema, manjericão, sálvia, lavanda ou erva-cidreira são algumas das espécies ricas em fragrâncias que satisfazem esses pequenos besouros. Estas plantas aromáticas despertam seu interesse para virem caçar insetos!

No entanto, além das aromáticas, as plantas que produzem flores pequenas como girassóis e calêndulas são as preferidas da joaninha. Esses pequenos insetos gostam de consumir néctar e pólen, isto é, as mesmas plantas que você já usa para atrair borboletas e abelhas vão alimentar bem a joaninha. Já a urtiga é a planta ideal para as joaninhas depositarem seus ovos, isto é, manter essas planta em seu jardim é ter um berçário para joaninhas.   

Nem tudo precisa de rega

Deixar algumas áreas do seu jardim não regadas pode ajudar a criar um habitat ideal para atrair joaninhas. A falta de água auxilia na eliminação das pragas indesejadas, como mosquitos e pulgões, os quais são predadores naturais da joaninha. Estes espaços vazios podem ser usados ​​para plantar plantas resistentes à secura, como lavanda e camomila, que ainda produzem flores aromáticas.

Abrigos especificamente projetados para atrair as joaninhas.

Quando se trata de criar um ambiente para manter as joaninhas, podemos começar considerando criar condições que dificulte a saída desse inseto das dependências do jardim. Se tratam de estruturas construídas para atrair insetos benéficos como joaninhas para o seu jardim e ainda asseguram que possam encontrar abrigo durante o dia e em períodos de chuvas.

Os abrigos para joaninhas são, em essência, casas feitas especificamente para o desenvolvimento desses insetos. Estas oferecem abrigo quando necessário e podem até mesmo promover a reprodução natural de joaninhas. Alguns incluem palha de trigo embalada na construção – as larvas da joaninha gostam de se esconder nesta material rígido, onde é providenciada uma alimentação abundante! 

Joaninhas. Imagem: canva
Joaninhas. Imagem: Canva

Além disso, você poderá investir em uma pilha de material seco como casca de árvores, trocos de madeira ou pinhas. Esse espaço sem rega e com material seco empilhado será usado para abrigar as joaninhas em períodos de inverno, onde elas entram em um período de hibernação. 

Armadilhas naturais para controlar outros insetos

Armadilhas naturais, como armadilhas para ácaros, ajudam a reduzir os insetos nocivos para as culturas e plantas saudáveis. As joaninhas podem se alimentar de ácaros e localizar as armadilhas facilmente – tornando-as uma solução natural segura para controlar a população, permitindo que outros insetos benéficos vivam livremente no jardim ou na horta.

Em suma, trazer joaninhas para uma horta ou jardim é uma medida de controle de insetos e outros seres que causam danos as plantas, pois as joaninhas se alimentam dessas pragas. Um inseto pequeno e colorido, sendo considerado simbolo de sorte em algumas culturas. Aproveite e mantenha essa boa sorte em seu jardim. 

Compartilhar