10 motivos para usar inseticida no jardim

Daniela Marinho
Imagem: Canva

O uso de inseticidas pode ser necessário para o controle de pragas e insetos indesejados que podem prejudicar as plantas e comprometer a saúde do jardim. No entanto, é extremamente necessário saber ponderar bem a utilização desse componente químico, uma vez que o manuseio incorreto prejudica todo um ecossistema. Assim, ao invés de eliminar o problema, acaba-se tendo prejuízos. Em contrapartida, se usado de forma adequada, os benefícios são significativos. Conheça, portanto, 10 motivos para usar inseticida no jardim.

Motivos para usar inseticida no jardim: 10 razões para avaliar agora mesmo o uso

Um inseticida é uma substância formulada para controlar a população de insetos em uma determinada área tratada. Alguns inseticidas têm a função de eliminar os insetos de forma direta, causando sua morte, enquanto outros têm a capacidade de impedir completamente a interação dos insetos com o ambiente tratado, como um jardim.

Esses produtos desempenham diferentes funções e objetivos, e uma ampla variedade de opções disponíveis simplificam o manejo de qualquer jardim. O termo “inseticida” se enquadra como um subtipo de pesticida, que é uma categoria mais abrangente que abarca diversas formulações destinadas a eliminar insetos e vermes indesejados. Nesse contexto, confira 10 principais motivos para usar inseticida no jardim.

1. Os inseticidas solucionam problemas que outros métodos não resolveriam

Embora os naturalistas prefiram estratégias sem produtos químicos para manter o jardim, em certos casos, acolher insetos invasores pode ser benéfico. Contudo, quando as abordagens naturais não funcionam, o uso de inseticidas resolve o problema desde a raiz. Mesmo que as soluções naturais pareçam promissoras, elas podem permitir que uma infestação cresça prejudicando o jardim a longo prazo.

Desse modo, aprender sobre os insetos do jardim e reservar inseticidas como último recurso é fundamental.

2. Proteção contra os insetos que se alimentam da seiva

Jardineiros enfrentam frequentemente um desafio significativo: a presença de insetos que se alimentam da seiva de suas plantas. Pulgões e escamas representam os principais adversários, prejudicando ramos, folhas e até troncos de árvores. Assim, a redução da seiva pelos insetos enfraquece a estrutura das plantas, esgotando os nutrientes essenciais que os fortalecem, resultando em caules frágeis incapazes de sustentar os botões.

3. Redução de doenças

Imagem/Reprodução: Sensix

Além de fornecer resposta ao controle de pragas no jardim, a administração direcionada do inseticida também contribui para a redução da probabilidade de propagação de algumas doenças transmitidas por mosquitos e até mesmo carrapatos. Mesmo que aplicado em escala menor, o gerenciamento de vetores confere proteção à sua família e ambiente contra possíveis problemas de saúde decorrentes desses insetos.

4. Adeus gatilhos de alergias

Os ácaros e as baratas têm maior propensão a desencadear os sintomas de asma e alergia, portanto, retirá-los do jardim é uma abordagem mais direta amenizar os problemas.

5. Os inseticidas evitam danos externos às folhas

Os insetos podem danificar folhas, causando buracos e murchamento. Algumas plantas toleram isso, enquanto outras sofrem danos estruturais, resultando em folhas encurvadas. Isso pode levar ao crescimento limitado e vegetais deformados. Ao aplicar inseticidas preventivos, folhas e botões ganham defesa contra.

6. Redução do risco de desequilíbrio do pH

motivos para usar inseticida no jardim 1
Imagem: Canva

O pH do jardim é essencial e insetos inadequados causam transtornos. Equilibrar o pH facilita a absorção de nutrientes pelas plantas. Nutrientes certos são cruciais, apesar do manejo.

Dessa forma, jardins sem tratamento perdem equilíbrio, expostos a insetos do solo, como fungos e ácaros. Eles desestabilizam o pH, prejudicando o solo. Isso atrai fungos e parasitas, afetando o jardim a longo prazo. Os inseticidas adequados eliminam esses insetos e, portanto, protegem o equilíbrio do jardim.

7. Evita o acúmulo de resíduos tóxicos causados por insetos

Insetos, em sua maioria, se alimentam de plantas, tornando os jardins altamente nutritivos para suas vítimas. Embora as abelhas sejam cruciais para a polinização, besouros, mariposas e outros veem as folhas como lar. Açucaradores de seiva danificam além das estruturas, deixando toxinas. Qualquer inseto rastejante expõe plantas a toxinas. Os inseticidas atuam na remoção desses insetos, mantendo o jardim seguro.

8. Proteção contra micróbios

Iniciar uma horta implica encontrar equilíbrio no solo. Alguns usam plantadores para controle, porém o solo contém milhões de micróbios, incluindo os tóxicos. Segundo estudo recente, pesticidas e inseticidas diminuem bactérias e fungos, promovendo o crescimento saudável das plantas.

9. Insetos específicos são o alvo

Imagem/Reprodução: UmComo

Não existe um inseticida geral para resolver problemas de praga no jardim. Há uma gama de opções, cada uma com uma variedade específica de maneiras distintas.

Assim, contra ácaros, o organossulfur é eficiente. Os nicotinóides são menos tóxicos para animais de estimação e eficazes contra sugadores de seiva e destruidores do solo, como cupins e moscas brancas. Perto de viveiro de peixes, carbamatos ou organoestado são arriscados devido à toxicidade.

10. Proteção que não pesa no bolso

Inseticidas simplificam a jardinagem, protegendo o jardim contra insetos, economizando tempo e energia. Com muitas ferramentas e atividades, ninguém quer se preocupar com isso. Adquirir pesticida é uma opção econômica para o cuidado do jardim.

Fazer um pesticida caseiro também auxilia no controle de insetos no jardim. Os pesticidas sintéticos podem ser fortes demais para famílias com crianças e animais. Pesticidas naturais com redução de custos, como pó de enxofre, vários sulfatos ou ácido bórico são eficazes em infestações leves.