10 animais que só podem ser encontrados na África

Dominic Albuquerque
Lêmures. Imagem: Pexels

Os animais que só podem ser encontrados na África incluem o lêmure, o mandril e o gnu. O continente possui uma vasta vida selvagem, que se espalha por seus desertos, savanas, vales e florestas. A África, na verdade, é o lar do maior animal terrestre (o elefante africano), assim como do mais alto (a girafa).

Há muitos animais fascinantes na África, em diversas partes do continente. Além de belos, alguns deles também são perigosos, e incluem mamíferos, répteis, aves e insetos.

Por causa da sua biodiversidade, a África é um local popular para pesquisadores e entusiastas de safári. Há mais de 1.100 espécies de mamíferos, 100.000 espécies de insetos, 3.000 espécies de peixes de água doce e mais de 2.600 espécies de aves. Hoje o continente comporta a maioria esmagadora dos países que mais defendem a vida selvagem.

Conheça abaixo alguns dos animais que só podem ser encontrados na África.

Animais que só podem ser encontrados na África

Cudo maior

afr1

Um incrível antílope nativo do sul e do leste da África. Habitam nas savanas e em encostas rochosas. São alguns dos antílopes com os maiores chifres do mundo, presentes apenas nos machos. Os chifres podem ter até 1 metro.

Possuem uma coloração marrom e uma faixa branca entre os olhos. São animais sociáveis, vivendo em grupos de até 25 membros. Os machos só se unem aos grupos durante o período reprodutivo. Se alimentam de folhas, grama, fruta se flores.

Avestruz

afr2

Um dos animais que só podem ser encontrados na África é o avestruz, a maior ave do mundo. Alcançam até 2,7 m e pesam até 160 kg. Vivem nas savanas e terras desérticas do centro e sul da África. Podem suportar alta temperatura, e sobreviver por ume extenso período sem água.

Possuem pernas fortes, podendo correr até 70 km por hora. Cada pé de dois dedos tem garras muito afiadas, e suas pernas são fortes o suficiente para matar um humano com um único chute. Os avestruzes vivem em grupos com 10 ou 12 membros.

Ocapi

afr3

O único parente remanescente das girafas, presente somente nas florestas tropicais do Congo. Sua característica mais marcante são as marcas nas pernas e na traseira, que o faz se parecer um pouco com a zebra.

É um dos animais sob maior risco de extinção na África, devido a perda de habitat e à caça. Podem pesar entre 180-310 kg e possuem pescoços longos, ainda que não como o das girafas.

Suas marcas brancas os ajudam a se esconder em florestas densas, e sua língua é comprida, podendo ter até 45cm.

Galago

afr4

Galagos são pequenos primatas que habitam em matas ao longo do leste da África. Sua pelugem densa é castanha ou cinza. Eles possuem orelhas enormes, o que lhes dá uma incrível audição. São criaturas noturnas, possuindo uma ótima visão durante a noite.

Essas criaturinhas são capazes de dar grandes saltos: um único pulo de um galago pode alcançar até 2.25 metros.

Bico-de-sapato

afr5

Um dos animais que só podem ser encontrados na África é o estranho bico-de-sapato. Essa ave impressionante só está presente em pântanos do leste da África. A perda de habitat, infelizmente, está colocando-os sob risco de extinção.

Alcançam 1 m de altura e pesam entre 4-6 kg. São predadores de emboscada, o que significa que permanecem quietos até que as presas se aproximem, quando então realizam um ataque forte usando os bicos. Sua dieta constitui-se de lagartos, tartarugas, cobras d’água e ratos.

Colobo-guereza

afr6

Um dos mais belos primatas africanos, com uma pelugem preta e branca e uma impressionante cauda. Habitam em florestas decíduas do leste e do centro-oeste africano. É uma espécie grande, que alcança 6 m de comprimento e pesa até 13.5 kg.

Vivem em pequenos grupos, com 3-15 indivíduos. São ativos durante o dia e passam a maior parte do tempo nas árvores.

Grou-coroado-oriental

afr7

Com 1 metro e 4 kg, são um dos animais que só podem ser encontrados na África, especialmente em suas savanas, rios e pântanos, nas regiões ao leste e sul. Sua característica mais marcante é a crista de penas douradas.

Gnus

afr8

Pertencem à família dos antílopes. Ambas as espécies de gnus são encontradas somente na África, em suas florestas e planícies. Com 2.5 m de comprimento e 275 kg, ambos os machos e as fêmeas possuem chifres, vivendo em grupos grandes.

Mandril

afr9

Uma das maiores espécies de primatas, o mandril habita nas florestas tropicais e subtropicais do centro-oeste africano. Possuem uma aparência mais colorida que outras espécies, especialmente no rosto.

Os machos são maiores e mais coloridos que as fêmeas. São criaturas extremamente sociáveis, vivendo em grupos de até 200 membros.

Lêmure

anim

O lêmure é um primata encontrado apenas na Ilha de Madagascar, na costa oeste do sul da África. Há 30 espécies de lêmures, todas endêmicas de Madagascar. Uma delas pesa apenas 30 g, sendo a menor espécie de primata em todo mundo.

Passam a maior parte do tempo nas árvores, e a cauda da maioria das espécies é mais longa que o resto do corpo. São sociais, vivendo em grandes grupos, e possuem uma ótima audição e olfato. Estão dentre os animais mais inteligentes do mundo, conhecidos pelo uso de ferramentas e por serem capazes de aprender padrões.

Compartilhar