Os animais mais coloridos do mundo possuem todos uma aparência muito marcante. A cor das penas, escamas ou pele é chamativa, e pode indicar fatores variáveis, inclusive a presença de veneno. Alguns animais, como as aves, também usam a coloração como forma de atrair seus parceiros na hora de acasalar.
A coloração do animal resulta da reflexão ou emissão de luz pela superfície. Alguns deles são coloridos, enquanto outros nem tanto assim. Também é comum em algumas espécies, como o pavão, que o macho possua um padrão forte e iridescente, enquanto a fêmea tem uma coloração menos visível.
Diversas razões estão por trás das cores dos animais. A camuflagem é uma delas, assim como a sinalização de status ou virilidade sexual. Outro uso da cor é para a regulação da temperatura, como alguns sapos fazem.
Conheça abaixo alguns dos animais mais coloridos do mundo.
Animais mais coloridos do mundo
Sapo-boi-azul
Um dos animais mais coloridos do mundo é o sapo-boi-azul. Ele vive nas florestas tropicais da Costa Rica e do Brasil. Sua coloração varia entre azul, amarelo, dourado, bronze, vermelho, verde e preto.
Todos os tipos de sapo-boi são venenosos, na verdade. A coloração é uma indicação do quão tóxico eles são. O dourado é o membro mais perigoso da família: ele possui veneno suficiente para matar dez homens adultos.
Rolieiro-de-peito-lilás
O rolieiro-de-peito-lilás é um pássaro brilhante, nativo do sudeste da África. É o pássaro nacional do Quênia e da Botsuana. Suas penas variam na coloração.
Camaleão-pantera
Além de ser um dos animais mais coloridos do mundo, é também o réptil mais colorido de todos. Encontrado nas florestas tropicais de Madagascar, eles têm o poder de mudarem sua coloração, camuflando-se perfeitamente com o ambiente ao redor.
O camaleão-pantera pode variar sua cor num intervalo de 20 segundos. Eles possuem células especiais sob a camada externa do corpo. Essas células podem mudar a coloração de acordo com o ambiente.
Peixe-palhaço
O peixe-palhaço é um dos peixes mais coloridos do mundo. Eles são encontrados na Grande Barreira de Corais, no Mar Vermelho, no Oceano Pacífico e no Oceano Índico. Há 28 grupos de peixes-palhaço ao todo. Eles normalmente possuem uma coloração laranja, com faixas brancas no corpo.
Agapornis
Um dos animais mais coloridos do mundo é o agapornis. Eles são populares como bichos de estimação, e além da coloração agradável, também são muito sociais. Eles vivem mais de 20 anos, e há sete diferentes espécies pelo planeta, que variam em coloração.
Tucano
Há quarenta espécies de tucano no mundo. Eles são nativos das florestas da América do Sul, e seu enorme bico é a característica mais proeminente. O bico pode ser preto, azul, marrom, verde, vermelho ou amarelo. Também há bicos de cores mistas.
O bico não pode ser usado para cavar, mas os ajuda a manter a temperatura corporal em diferentes condições de tempo.
Peixe-mandarim
O peixe-mandarim é um peixe de água salgada, nativo do Oceano Pacífico. Sua coloração varia entre azul, verde, laranja e amarelo. A coloração azul em padrão de onda o torna muito único dentre as espécies do Pacífico. Essa coloração se deve ao pigmento das células.
Araracanga
A araracanga é uma enorme arara nativa da América do Sul. Suas penas variam entre vermelho, amarelo e azul. Elas são muito populares pela sua coloração, além de serem aves muito inteligentes e sociais. Seus bicos também são muito fortes.
Pato-mandarim
O pato-mandarim é nativo da Ásia, e é um dos animais mais coloridos do mundo. Os machos são mais atraentes que as fêmeas. Eles possuem uma aparência dourada, com um torso roxo, cabeça verde-claro, penas brilhantes alaranjadas e crista acobreada. Os machos usam a coloração para atrair as fêmeas.
Faisão-coleira
O faisão-coleira é um dos animais mais coloridos do mundo, e há 35 espécies no planeta. O macho de todas as espécies possui penas coloridas, e uma longa cauda. A coloração varia em dourado, marrom, roxo, verde e branco. A cabeça é vermelha, e eles também possuem uma bela crista.