Uma cobra cascavel pertence aos gêneros Crotalus e Sistrurus, são peçonhentas e possuem um chocalho característico na cauda e estão presentes em todo o continente americano. Um vídeo raro, publicado no Fauna Nordestina, administrado pelo bombeiro civil Danilo Alves, narra uma cascavel dando à luz a pequenas serpentes bebês. Geralmente é um animal temido pelo seu ataque e veneno mortal.
Algumas cobras são vivíparas, assim como as cascavéis. Isto é, não chocam os seus ovos fora do corpo, os mesmo são produzidos e eclodem ainda dentro do ventre da mãe. Depois do desenvolvimento completo, os filhotes nascem prontos. “A gestação dura de quatro a cinco meses e uma fêmea pode gerar de 6 a 22 filhotes numa mesma ninhada”, segundo a Fauna Nordestina.
Por fim, o vídeo ainda mostra o chocalho característico na cauda do animal, sendo que é deste local que sai um som característico.
Curiosidades sobre a cascavel
- O nome da cascavel na língua tupi é “Boicininga”, uma tradução para a “cobra que soa”;
- Das mais de 30 espécies de cascavel que existem no mundo, apenas uma vive no Brasil – a Crotalus durissus;
- O veneno da cascavel brasileira tem efeito neurotóxico, atuando no sistema nervoso e gerando dificuldade de locomoção e respiração na vítima.