O cinegrafista e mergulhador Dean Spraakman capturou a impressionante filmagem do tubarão branco durante uma expedição em janeiro. Ele disse que apesar de seus ferimentos, o macho de 3,5 metros era incrivelmente “amigável”.
O predador gigante foi avistado nadando perto das Ilhas Netuno, no sul da Austrália. Uma área conhecida por ser o lar de cerca de 1.000 grandes tubarões brancos.
Dean afirmou que a equipe não podia ter certeza do que poderia ter causado estas marcas, pois ninguém tinha se deparado com um tubarão tão gravemente ferido antes. Inicialmente eles pensavam que as cicatrizes poderiam ter sido feitas por hélices de barcos ou talvez o tubarão tivesse sido capturado nos currais de atum na área, mas eles rapidamente descartaram ambas as teorias.
“Nunca ninguém tinha visto um tubarão em uma condição como esta antes”, ele disse.
“Vemos algumas vezes os tubarões brancos caçando as arraias e pensamos que eles as perseguem em áreas rasas de recife onde é bastante afiado e causar esse tipo de dano.”
Muito amigável
Apesar das marcas assustadoras, o tubarão branco era muito amigável. “Ele estava muito calmo e se aproximando e bastante curioso, o que era ótimo”.
“Ele chegou muito perto, a distância um braço de mim – às vezes, quando você encontra um bom tubarão como aquele, eles só querem vir e olhar você nos olhos, só dar uma boa olhada em quem você é”.
“Você só pode supor o que aconteceu lá e, para ser honesto, ninguém nunca sabe realmente o que causa esse tipo de dano a um tubarão, mas o coitado teve um pouco de dificuldade, eu acho.”
“Eu notei que ele tinha cicatrizes, mas não percebi a gravidade até que revisei as filmagens. “
Muitas batalhas percorridas
Ainda que amigável, o explorador da National Geographic, Yannis Papastamatiou diz que algumas das marcas também podem ter sido causadas por lutas com outros tubarões.
“As fêmeas são frequentemente marcadas pelo comportamento de acasalamento, mas os machos também podem ser mordidos durante as interações de domínio. Por exemplo, um tubarão maior pode querer um tubarão menor e dominar o indivíduo com uma mordida de aviso não fatal.
“Algumas das cicatrizes ao redor do rosto também podem ser causadas por suas presas, como as focas“, diz Yannis.
As Ilhas Netuno são bem conhecidas como um local para turismo de tubarão branco.
As costas da Austrália, Califórnia e África do Sul estão entre as mais populares para avistar grandes tubarões brancos. Também houve ocasiões em que os predadores foram avistados no Mediterrâneo.