Antigo vaso chinês em forma de cisne armazena líquido desconhecido

Felipe Miranda
Pote antigo contendo líquido misterioso encontrado em cemitério na China.

Uma descoberta misteriosa tem intrigado cientistas. Um vaso, com mais de dois mil anos, armazena 3 litros de um líquido cuja amostra foi enviada para análise. O líquido tem uma coloração entre o amarelo e marrom e possui algumas impurezas.

O objeto estava dentro de uma tumba antiga da atual cidade de Sanmenxia, província de Henan, região central chinesa.

O vaso, fabricado em bronze, já estava um pouco corroído, mas ainda é identificável. Junto, havia um capacete e uma bacia de bronze, além de espadas fabricadas em ferro de jade.

Vaso chinês
Um pote de bronze de 2.000 anos recém-descoberto na província de Henan, no centro da China, continha mais de 3 litros de líquido desconhecido. (Imagem: Xinhua )

Uma das aplicações da descoberta, é entender melhor da natureza na época. O vaso implica que há dois mil anos os cines já haviam migrado da Sibéria para a China.

A imagem abaixo contém os itens: 

swan

A princípio, acredita-se que isso se deve a uma ideia muito parecida com o que os egípcios antigos também faziam: objetos eram enterrados junto com os faraós para que pudessem ser utilizados em uma vida após a morte.

O túmulo deve ter sido feito, segundo os pesquisadores, entre a dinastia Qin (221 aC-207 aC) e o início da dinastia Han (202 aC-220 aC), e pertenceu a um oficial de baixo escalão.

A China Antiga

Esse período foi um período de ouro da China. O imperador Qin a unificou e, posteriormente, a dinastia Han foi essencial para o desenvolvimento do império. O período pré-unificação é chamado de período dos Reinos Combatentes

Nesse período, sete reinos chineses lutaram pela controle da China: Chu, Han , Qi, Qin, Wei, Yan e Zhao

Provavelmente pela xenofobia, ouvimos falar muito pouco da rica história da China Antiga aqui no Brasil, mas os feitos eram impressionantes.

Da cultura chinesa antiga, dois dos grandes nomes que conhecemos aqui são o filósofo Confúcio, o qual o nome ficou atribuído a uma religião, Confucionismo.

O outro é o grande estrategista militar Sun-Tzu, cuja obra “A arte da guerra” é muito difundida até os dias de hoje, muito além do campo militar. 

Além disso, a China possui algumas importantes invenções: o papel, a pólvora, a pipa, álcool, a bússola, a seda, porcelana, foguetes, semeador, o papel moeda etc.

A seda e as porcelanas eram adoradas, por séculos, nor países europeus. Rotas super lucrativas eram feitas com o intuito de fazer esse comércio, como a famosa rota da seda.

Os chineses também eram ótimos navegantes, e possuíam tecnologia naval muito a frente de seu tempo, muito antes das grandes navegações, lideradas por portugueses e espanhóis.

Compartilhar