Uma tempestade magnética se iniciou no planeta Terra

SoCientífica
Shutterstock

Uma tempestade magnética de nível médio G2 se iniciou no planeta Terra, segundo o Laboratório de Astronomia de Raios-X do Sol do Instituto de Física da Academia Russa de Ciências. Ela é causada porque houve uma erupção fraca de classe C no Sol. Antes, segundo os cientistas, a probabilidade de uma tempestade magnética nesta segunda-feira era de apenas dez por cento.

No total, são cinco níveis de classificação das tempestades magnéticas – do G1 ao G5. Acredita-se que uma tempestade fraca pode provocar pequenas interrupções no funcionamento dos sistemas de energia, bem como afetar os caminhos de migração de pássaros e animais.

Tempestades mais fortes já são capazes de interromper as comunicações de ondas curtas e os sistemas de navegação, bem como interrupções de energia em redes industriais. Além disso, o aumento da atividade solar pode expandir a geografia das observações da aurora boreal.

De acordo com estudos, tempestades magnéticas podem ser poderosas o suficiente para desativar equipamentos eletrônicos. Tempestades menos violentas ocorrem aproximadamente a cada três anos.

Tempestades magnéticas são causadas por perturbações no Sol, como resultado de muitas partículas carregadas que são ejetadas para o espaço. Quando essas partículas atingem a magnetosfera da Terra, causam uma tempestade.

A mais famosa e mais forte é considerada a tempestade geomagnética de Carrington, que ocorreu em 1859. Ela interrompeu telégrafos em muitas partes do mundo e até causou vários incêndios. Em 1989, uma tempestade magnética causou quedas de energia em Quebec, no Canadá, e desencadeou auroras poderosas que eram visíveis até mesmo nas latitudes ao sul. Hoje, tempestades como essas podem causar estragos de trilhões de dólares em satélites e aparelhos eletrônicos terrestres.