Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Uma tempestade magnética se iniciou no planeta Terra

Shutterstock

Uma tempestade magnética de nível médio G2 se iniciou no planeta Terra, segundo o Laboratório de Astronomia de Raios-X do Sol do Instituto de Física da Academia Russa de Ciências. Ela é causada porque houve uma erupção fraca de classe C no Sol. Antes, segundo os cientistas, a probabilidade de uma tempestade magnética nesta segunda-feira era de apenas dez por cento.

No total, são cinco níveis de classificação das tempestades magnéticas – do G1 ao G5. Acredita-se que uma tempestade fraca pode provocar pequenas interrupções no funcionamento dos sistemas de energia, bem como afetar os caminhos de migração de pássaros e animais.

Tempestades mais fortes já são capazes de interromper as comunicações de ondas curtas e os sistemas de navegação, bem como interrupções de energia em redes industriais. Além disso, o aumento da atividade solar pode expandir a geografia das observações da aurora boreal.

Continua depois da publicidade

De acordo com estudos, tempestades magnéticas podem ser poderosas o suficiente para desativar equipamentos eletrônicos. Tempestades menos violentas ocorrem aproximadamente a cada três anos.

Tempestades magnéticas são causadas por perturbações no Sol, como resultado de muitas partículas carregadas que são ejetadas para o espaço. Quando essas partículas atingem a magnetosfera da Terra, causam uma tempestade.

A mais famosa e mais forte é considerada a tempestade geomagnética de Carrington, que ocorreu em 1859. Ela interrompeu telégrafos em muitas partes do mundo e até causou vários incêndios. Em 1989, uma tempestade magnética causou quedas de energia em Quebec, no Canadá, e desencadeou auroras poderosas que eram visíveis até mesmo nas latitudes ao sul. Hoje, tempestades como essas podem causar estragos de trilhões de dólares em satélites e aparelhos eletrônicos terrestres.

Continua depois da publicidade

Relacionado: Uma enorme tempestade solar atingiu a Terra 2.610 anos atrás

Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...