Algo bem peculiar chamou a atenção dos radares do serviço meteorológico do Reino Unido recentemente, e não era chuva.
A princípio, parecia que uma chuva leve estava caindo ao sul da Inglaterra, mas, depois de uma inspeção mais detalhada, ficou claro que não eram suas nuvens. Eram criaturas de fato, vivas.
Especialistas afirmaram que as massas eram são na verdade enxames de formigas voadoras, tão densas que foram vistas como gotas de chuva pelos satélites meteorológicos no espaço.
“Você pode dizer que não é chuvas porque tem uma aparência estranha”, explicou o apresentador da BBC Simon King. “Não combina exatamente com o que a chuva parece.”
The latest view from space 📡 shows that our radar is picking up something that isn't #precipitation along the south coast 🤔 pic.twitter.com/N4eU9n6Z6A
— Met Office (@metoffice) July 17, 2019
Essa invasão de insetos é um evento anual de enxame, conhecido como ‘Flying Ant Day’, pode ocorrer a qualquer momento entre junho e o início de setembro, com um pico que dura vários dias.
Após um período de tempo quente e úmido, as formigas pretas de jardim (Lasius niger) chegam aos céus em massa, atravancando o horizonte, voando para casas e distraindo os tenistas em Wimbledon.
Flying ants!!!
Swarms of them flying into the sky in S Eng are being picked up as rain on the radar image this morning…!#flyingantday #flyingants 🐜🐜🐜🐜#yuk pic.twitter.com/QGOcikqJFq
— Simon King (@SimonOKing) July 17, 2019
A nuvem trata-se de um grupo de formigas rainhas rainhas que emergem de seus ninhos prontas para começar uma nova vida; para garantir a melhor descendência possível, eles escolhem seus parceiros em potencial através deste ritual.
As formigas fêmeas então liberam uma série de feromônios em seus vôos nupciais, essas rainhas atraem um enxame de formigas machos, todas prontas para competir por sua atenção, enquanto buscam segurança em números para tentar evitar aves famintas prontas para aproveitar e se banquetear desse ritual de acasalamento.
Ao fim desse ritual, os machos morrem e as formigas-rainha voltam mais uma vez ao chão, sobrecarregadas com espermatozoides e prontas para cavar um novo ninho. Se tudo ocorrer bem, a formiga fêmea deve ter acasalado o suficiente para fertilizar todos os seus óvulos pelo resto de sua vida (geralmente cerca de 20.000 ovos em cerca de 15 anos).
can always tell when the flying ants take off on the Norfolk coast as we have a sky filled with gulls having an easy meal!! pic.twitter.com/rUFFND7WcU
— Dave Bradley (@daveroybradley) July 17, 2019
A partir desses recentes avistamentos, seria fácil concluir que as formigas-voadoras estão crescendo em número, mas o entomologista Adam Hart, da Universidade de Gloucestershire, disse ao The Guardian que acha que isso é apenas uma indicação de quão sensível nossa tecnologia se tornou.
Something was picked up on our rainfall radar yesterday but it wasn't raining🤔… Was it a bird? Was it a plane? Vote in our poll below 👇 pic.twitter.com/rulUSPpfhf
— Met Office (@metoffice) July 18, 2017
Além disso, mesmo se eles estivessem aumentando, ele não acha que seria uma coisa ruim. Enquanto a ‘Flying Ant Season’ é geralmente considerada um incômodo, também é extremamente benéfica para os ecossistemas britânicos.
Essas formigas não são apenas uma fonte vital de alimento para as aves, mas a maneira como eles entopem e escavam seus ninhos tem profundas implicações para a qualidade do solo da região.
FONTE / Science Alert