Um fóssil de sapo de 40 milhões de anos foi encontrado na Antártica

Erik Behenck
A reconstrução do sapo-capacete do Eoceno na Península Antártica há 40 milhões de anos. (Crédito: Simon Pierre Barrette, José Grau de Puerto Montt e Mats Wedin / Museu Sueco de História Natural)

Que atualmente a Antártida é um continente gelado todo mundo sabe, mas a descoberta do fóssil de um sapo de 40 milhões de anos oferece uma visão diferenciada sobre o passado daquelas terras. Aliás, a descoberta feita na ponta da Península Antártica envolveu fragmentos do crânio e do quadril do animal.

Anteriormente os pesquisadores já haviam descoberto provas que anfíbios gigantes viviam no continente, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o período triássico. Mas, por enquanto ainda não encontraram nada que se assemelhe aos sapos atuais. Ainda assim, a forma de ossos é semelhante e uma espécie da família Calyptocephalella, que vive na América do Sul.

Sapo de 40 milhões de anos e o clima na Antártida

Os pesquisadores conseguiram identificar que os parentes atuais do sapo fossilizado de 40 milhões de anos vivem nos Andes chilenos centrais, eles são conhecidos como rã chilena ou sapos de capacete. Assim, acreditam que as condições climáticas da Antártida naquela época da história eram semelhantes.

Um sapo de capacete (Calyptocephalella gayi) é uma espécie de anfíbio anuro da família Calyptocephalellida. (Imagem: José Grau de Puerto Montt / Domínio Público)

Isso pode nos apresentar uma pista sobre o tempo que levou para o continente passar do frio suportável para o frio intenso. Com isso, as evidências mostram que a Antártida começou a esfriar assim que se separou da América do Sul e da Austrália, onde formavam o supercontinente Gondwana. Mas, as primeiras camadas de gelo podem ter começado a surgir antes.