Um lago de lava raro encontrado em uma ilha perto da Antártica

Giovane Sampaio
Imagem: Landsat/British Antarctic Survey/D.M.Gray et al.

O British Antarctic Survey (BAS) relata a descoberta de um lago de lava raro na cratera do Monte Michael, um vulcão ativo que se eleva a 990 metros de altura na Ilha Saunders, uma ilha subantártica que faz parte das Ilhas Sandwich do Sul.

Suspeita-se da presença deste lago de lava raro desde 2010, após análise de imagens de alta resolução obtidas pelos satélites Landsat (NASA/USGS), Sentinel-2 (ESA) e Terra (NASA) entre 2003 e 2018, mostrando que o lago permanece durante todo o período estudado.

Este é apenas o oitavo lago de lava persistente conhecido no mundo e o primeiro lago de lava localizado dentro dos Territórios Britânicos Ultramarinos.

LEIA TAMBÉM: Um fóssil gigante de réptil foi encontrado na Antártida

Conforme descrito na revista Volcanology and Geothermal Research, este lago de lava tem um diâmetro de 110 metros. De acordo com pesquisadores do BAS e do University College London, a temperatura da massa de rocha fundida varia entre 989 e 1.279°C sob uma crosta com uma temperatura superficial de 284 a 419°C que é consistente com a de outros lagos de lava permanentes ao redor do mundo.

Outros exemplos destas incríveis façanhas naturais podem ser encontrados no topo do Nyiragongo no Congo, Erta Ale na Etiópia, Monte Erebus na Antártida ou, até recentemente (antes da erupção de Maio de 2018), em Kilauea, no Havai.

IMAGEM DESTAQUE: Um lago de lava se encontra dentro da cratera do Monte Michael na Ilha Saunders, localizada no extremo sul do Oceano Atlântico, bem ao lado do oceano Antártico.

FONTE: Un rare lac de lave découvert sur une île aux abords de l’Antarctique [Futura-Sciences]