Todos os polvos podem ser sencientes, mas apenas alguns são inteligentes

Jamille Rabelo

A inteligência dos polvos tornou-se lendária. Desde suas capacidades de fuga até sua memória excelente. Estes feitos de brilhantismo provavelmente contribuíram para seu recente reconhecimento legal no Reino Unido como seres sencientes com direitos.

Entretanto, estudos de ressonância magnética dos cérebros de quatro espécies de polvos mostram que há grandes variações no tamanho e textura de seus cérebros que se relacionam com seus estilos de vida, o que significa que apenas alguns deles têm esta famosa capacidade de resolução de problemas.

Wen-Sung Chung, do Instituto do Cérebro da Universidade de Queensland, estudou três espécies de polvo e algumas lulas-vampiro em uma máquina de ressonância magnética e comparou-as com os resultados obtidos por outras espécies com dispositivos mais convencionais. Os resultados estão publicados na revista Current Biology.

Chung disse que as lulas-vampiro, consideradas uma ligação entre lulas e polvos, são difíceis de capturar, particularmente se você as quiser intactas o suficiente para estudar seus cérebros. No entanto, com redes de pesca especialmente projetadas, Chung e sua equipe as manejaram, revelando que estas criaturas têm cérebros parecidos com mamíferos menos inteligentes, condizendo com um estilo de vida lento em água profunda.

Cérebro dos polvos

Os polvos ocupam os ambientes complexos dos recifes de corais de águas rasas e provavelmente tiveram que aprender a se adaptar a situações de mudança rápida e antecipar os movimentos de outros animais.

Isto é refletido nos cérebros, que não só são maiores quando comparado com as lulas-vampiro, mas dobrados como os de humanos e outros primatas. O aumento da área de superfície permite um processamento de informações mais complexo com as distâncias mais curtas através das dobras, tornando o processamento mais rápido, mesmo que o número total de neurônios seja semelhante ao de camundongos.

Apesar de sua reputação como os solitários, os polvos de recife podem cooperar com outras espécies quando lhes convém. “Estes polvos têm alguns comportamentos notavelmente complexos não conhecidos em outros polvos”, disse Chung em uma declaração. Isto inclui a caça em colaboração com o peixe recifal.

Chung disse que às vezes o peixe recifal encontra presas que não consegue alcançar e sinaliza para o polvo, cujos tentáculos encontram seu caminho entre rochas ou corais duros para expulsar pequenos organismos que as duas podem compartilhar.

Para que isto funcione, o polvo precisa ser capaz de ler as mensagens que a truta envia. Chung acrescentou que tal comportamento tem sido testemunhado desde o Mar Vermelho até a Grande Barreira de Corais, embora raramente tenha sido filmado.

Considerando que o cérebro do polvo é, nas palavras de Chung, “com a forma de um donut”, não é surpreendente que sua estrutura seja fundamentalmente diferente da dos humanos. Os autores esperam que seu trabalho abra portas para compreender as semelhanças e diferenças entre os representantes mais inteligentes vertebrados e invertebrados.