A adolescência é uma fase da vida que todos nós, humanos, passamos. É um período repleto de mudanças físicas e sociais, de descobertas e desafios. Mas será que os animais também passam por essa fase? A resposta, surpreendentemente, é sim.
A Dra. Barbara Natterson-Horowitz, cardiologista e bióloga evolutiva da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e da Universidade de Harvard, argumenta que a maioria, senão todos, os animais passam por um período de adolescência, ou “wildhood” — como ela chama. Esse período inclui as mudanças sociais que os jovens devem navegar à medida que transitam para a idade adulta.
“Por muito tempo, a adolescência foi considerada única para os humanos”, disse Natterson-Horowitz. “Mas quanto mais você investiga, mais descobre que, embora existam certos aspectos da adolescência que são exclusivamente humanos, esse período de transição que começa com o início da puberdade e termina quando um adulto maduro emerge — isso é universal.”
O crescimento dos chimpanzés e o comportamento das aves
Em espécies mais próximas de nós, como os chimpanzés, algumas dessas mudanças são facilmente reconhecíveis. Aaron Sandel, um antropólogo biológico e primatologista da Universidade do Texas em Austin, publicou um artigo mostrando que os jovens chimpanzés passam por um surto de crescimento que os deixa desajeitados enquanto se ajustam aos seus novos corpos.
A ecologista de paisagem da Universidade de Wisconsin-Madison, Christine Ribic, realizou uma descoberta reveladora algumas aves, que desafiam a tendência e preferem dormir até mais tarde no dia, prolongando o tempo em que mendigam comida dos pais antes de partir em busca própria.
Riscos, predadores e a busca pela independência
Experimentos com animais também demonstraram como os jovens se tornam mais tolerantes ao risco. Ratos jovens criados na mesma dieta nutritiva que suas mães escolherão intencionalmente comer alimentos menos saborosos, ou até mesmo aqueles que os deixam doentes, para se encaixar em um grupo. Muitos animais, incluindo peixes, gazelas e morcegos, se envolvem na inspeção de predadores, onde grupos de jovens se aproximam intencionalmente de um predador.
“A adolescência tem uma função”, diz Natterson-Horowitz. “Ela ajuda os animais a sobreviverem e prosperarem na idade adulta”. As lutas dos animais não são exatamente as mesmas dos humanos, mas há algumas semelhanças notáveis no que eles estão passando.