Toda a população ‘amassada’ seria 3 vezes o tamanho da Torre Eiffel

Dominic Albuquerque
Imagem: AlexandrBognat, MVolodymyr, e Resul Muslu/Shutterstock.com

Pode ser estranho de se imaginar, umas um matemático decidiu calcular qual seria o tamanho da bola de carne que a população global seria se fosse amassada de uma vez só. Talvez o que mais surpreenda seja o fato de que, no caso dessa situação hipotética, onde todos os humanos são espremidos num conjunto só, o tamanho da esfera de carne ser bem menor do que se pode esperar.

Foi um usuário do reddit, kiwi2703, quem decidiu fazer os cálculos. A densidade do corpo humano é de 958 kg por metro cúbico, ou kg/m³ (próxima à da água, de 1000 kg/m³), e a massa corporal humana média gira em torno de 62 kg.

Se fôssemos amassar num só conjunto, seria possível colocar 16 humanos num metro cúbico. Então, para os 7.88 bilhões de pessoas no planeta, seria possível espremer todas em 496 metros cúbicos.

Essa esfera teria pouco menos de 1 km de largura (em torno de três torres Eiffel), e poderia facilmente se encaixar no Central Park, em Nova York.

elycytqlc8g71
(Imagem: reddit/kiwi2703)

Quando se considera o número de pessoas no mundo, essa bola de carne é incrivelmente pequena, e é surpreendente imaginar o quão a Terra mudou para alimentar algo que parece tão pouco.

Todo ano a população global aumenta. Nas discussões do reddit, quando foi questionado até onde essa bola poderia crescer, u/IntoAMuteCrypt disse:

“”Como uma resposta não algébrica: o Banco Mundial e várias outras fontes listam uma taxa de crescimento da população mundial de 1,05% ao ano. Vamos arredondar o diâmetro da esfera para 1 km (lembre-se, tem 1 km de largura, não 1 km de raio) para facilitar a matemática, e assumir que a massa média de um ser humano não muda.

Ao longo de 1 ano, a população é multiplicada por 1,0105, então o volume mudará na mesma quantidade. O raio é proporcional à raiz cúbica do volume, então é multiplicado por 1,0035 (arredondado). Nossa esfera de 500 m de raio se torna uma esfera de 501,7439 m de raio – ela cresceu 1,7439 metros ao longo de um ano. Convertendo para segundos, sai a pouco menos de 16 micrômetros por segundo. Não é muito, hein?”

Essa não é a primeira vez que alguém pensa sobre coisas desse tipo. Em 2014, quando a população era um pouco menor, de 7.159 bilhões, foi descoberto que seria possível colocar todos os humanos no Grand Canyon.

Compartilhar