Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Titanossauro argentino pode ser o mais antigo já encontrado

Uma réplica de um titanossauro de 36 metros de comprimento em exibição no Museu Americano de História Natural de Nova York. (AP)

Dinossauro gigante descoberto na Argentina pode ser o titanossauro mais antigo já encontrado. Ele viveu onde hoje é a Patagônia, há cerca de 140 milhões de anos, no início do período Cretáceo, disseram os cientistas neste domingo.

O dino de 20 metros, Ninjatitan zapatai, foi descoberto em 2014 na província de Neuquen, sudoeste da Argentina, informou a Universidade La Matanza em sua análise.

“A principal importância deste fóssil, além de ser uma nova espécie de titanossauro, é que é o mais antigo registrado para este grupo no mundo”, disse o pesquisador Pablo Gallina, do conselho científico do Conicet, em nota.

Continua depois da publicidade

Os titanossauros eram membros do grupo dos saurópodes – gigantescos lagartos comedores de plantas com longos pescoços e caudas que podem ter sido os maiores animais que já existiram na Terra.

A nova descoberta, disse o comunicado, significa que os titanossauros viveram mais tempo atrás do que se pensava – no início da era Cretácea, que terminou com a morte dos dinossauros há cerca de 66 milhões de anos.

Os fósseis de 140 milhões de anos atrás são “realmente muito escassos”, disse Gallina, principal autora de um estudo publicado na revista científica argentina Ameghiniana.

Continua depois da publicidade

A criatura recebeu o nome do paleontólogo argentino Sebastian Apesteguia, apelidado de “El Ninja”, e do técnico Rogelio Zapata.

Com informações de AFP.

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Tecnologia

A Rússia está desenvolvendo uma nova arma destrutiva, um torpedo nuclear furtivo. O objetivo do torpedo é gerar tsunamis radioativos. Apesar de ainda estar sendo construído...

Plantas & Animais

Diversos vídeos na internet mostram como cães e outros pets podem demonstrar ciúmes em diversas situações. Contudo, ainda há poucos estudos que indiquem realmente...

Mundo Estranho

Com intuito de criar interfaces cérebro-computador, a empresa Neuralink segue nos últimos 2 anos, avançando em suas pesquisas. Com auxílio dos novos computadores criados...

Espaço

O Programa Ártemis é uma proposta que pode revolucionar a comunidade que, por décadas, foi excluída de missões importantes da NASA. No dia 9...