Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Dinossauro “mumificado” de 100 milhões de anos descoberto

Os cientistas comemoraram, nesse ano, a descoberta do que poderia ser o espécime de dinossauro blindado mais preservado já encontrado na história. Conhecido como nodosauro, o fóssil tem cerca de 110 milhões de anos.

Em 2011, um operador de equipamentos pesados com o nome de Shawn Funk, que trabalha para a empresa de energia Suncor em Alberta, estava perfurando areias de petróleo bruto quando, de repente, descobriu rochas com cores amarronzadas que pareciam com costelas. “Definitivamente, nada que já tivéssemos visto antes”, disse Funk em uma entrevista em 2011. O homem ainda não desconfiava que ele acabara de descobrir um dinossauro.

Quase 6 anos depois, finalmente podemos ver o exemplar no Museu Royal Tyrrell. Os cientistas dizem que uma quantidade significativa de “pele” e “armadura do fóssil de dinossauro que completa do focinho aos quadris” estavam intactas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Nós não temos apenas um esqueleto”, disse ao National Geographic, Caleb Brown, pesquisador do Museu Royal Tyrrell.” Nós temos um dinossauro como ele realmente teria sido.” O dinossauro está muito bem preservado: “pode ter sido varrido por um rio inundado e levado ao mar, onde acabou de afundar. Durante milhões de anos no fundo do oceano, os minerais tomaram o lugar da armadura e da pele do dinossauro, preservando-o da forma realista agora exibida.”

Os cientistas estão comemorando após a descoberta do que poderia ser o espécime de dinossauro blindado mais preservado já encontrado

Conhecido como nodosauro, com cerca de 110 milhões de idade

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Foi descoberto em 2011 por um operador canadense de equipamentos pesados ao perfurar petróleo bruto

“Nós não temos apenas um esqueleto … Nós temos um dinossauro como ele realmente teria sido”

“Pode ter sido varrido por um rio inundado e levado ao mar, onde acabaria se  afundando” para ser tão incrivelmente bem preservado

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Esta é uma réplica de como os nodosaurios deveriam ter sido

Créditos da imagem: Herschel Hoffmeyer

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.