Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Tiranossauros nasciam com o tamanho de um Border Collie adulto

Segundo um novo estudo publicado no Canadian Journal of Earth Sciences que realizado em fósseis encontrados no Canadá, os grandes tiranossauros nasciam com o tamanho de um Border Collie.

Tamanho de um bebê tiranossauro
Impressão artística de um bebê tiranossauro. (Julius Csotony)

Segundo um novo estudo publicado no Canadian Journal of Earth Sciences que realizado em fósseis encontrados no Canadá, os grandes tiranossauros nasciam com o tamanho de um Border Collie. A equipe de pesquisa analisou restos fossilizados da mandíbula e de uma garra encontrados nos EUA.

Os fósseis são datados de 70 milhões de anos, o osso da mandíbula pertencia a um daspletossauro e a garra a um albertossauro. Ambos são primos próximos do T. rex e chegavam a medir 12 metros. Segundo os pesquisadores estes são os primeiros fósseis conhecidos de embriões de tiranossauros.

Relacionado: Dinossauros habitaram regiões polares, indicam estudos recentes

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A garra do dedo do pé de um bebê tiranossauro foi descoberta em Alberta, Canadá, em 2017. Já a pequena mandíbula de tiranossauro tem 2,9 centímetros, possui oito dentes e encontrado em Montana no ano de 1983. Por estar presa na rocha, os pesquisadores escancearam a mandíbula com um acelerador de partículas. Essa técnica permite imaginar o fóssil sem precisar escavá-lo.

Qual o tamanho de um filhote de tiranossauro?
A mandíbula de um embrião de tiranossauro.

Os Tyrannosaurus são um gênero de dinossauros bípedes carnívoros que aterrorizaram o período cretáceo. Dono um olfato e mordida poderosos, estes predadores de elite dominaram seu habitat. Os tiranossauros viveram no que hoje é o oeste da América do Norte, no que era então um continente insular conhecido como Laramidia de 68 a 66 milhões de anos atrás.

“Os tiranossaurídeos eram os predadores do ápice da Laurásia do Cretáceo Superior, e seu status como carnívoros dominantes atraiu considerável interesse desde sua descoberta, tanto no reino popular quanto no científico”, escreveram os pesquisadores em seu estudo.

Tiranossauros nasciam com o tamanho de um Border Colie

Após produzir imagens em 3D detalhadas dos fósseis, a equipe de pesquisa estimou que os pequenos tiranossauros saiam da casca com cerca de 90 cm de comprimento, ou seja, o mesmo tamanho de um cão da raça Border Collie. Quando adulto, este dinossauro poderia alcançar um comprimento médio de 12 metros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Tiranossauros nasciam com o tamanho de um Border Colie adulto
Impressão artística de um bebê tiranossauro. (Julius Csotony)

“Esses ossos são a primeira janela para os primeiros anos de vida dos tiranossauros e nos ensinam sobre o tamanho e a aparência dos bebês tiranossauros.”, disse o Dr. Greg Funston, paleontólogo da Universidade de Edimburgo à BBC News. “Agora sabemos que eles seriam os maiores filhotes a emergir de ovos e se pareceriam muito com seus pais – ambos bons sinais para encontrar mais material no futuro.”

Relacionado: Há 210 milhões de anos, crocodilos gigantes caçavam até dinossauros

O osso da mandíbula tinha cerca de 1,2 polegadas de comprimento e incluía evidências de um queixo pronunciado – sugerindo que alguns traços físicos do tiranossauro estavam presentes antes de eclodirem. Esses novos embriões fósseis lançam luz sobre o desenvolvimento inicial dos animais colossais, permitindo uma compreensão muito mais profunda de como eles eram quando eclodiram. Além disso, esta descoberta pode ajudar nos esforços para reconhecer os ovos dos tiranossauros no futuro e obter maiores informações sobre os hábitos de nidificação dos tiranossauros.

Em entrevista à CNN, o Dr. Funston disse que no futuro planeja tentar produzir imagens dos restos mortais em uma resolução mais alta, para permitir o estudo do desenvolvimento dos dentes, que pode revelar quanto tempo os tiranossauros passam dentro dos ovos antes de eclodir.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.