Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Há 210 milhões de anos, crocodilos gigantes caçavam até dinossauros

Esses gigantes eram parentes dos crocodilos modernos e podiam até mesmo enfrentar grandes terópodes como o T-rex.

(Imagem ilustrativa)

Um estudo, publicado on-line no Journal of African Earth Sciences na semana passada, revelou que répteis gigantes  parentes dos crocodilos modernos, caçavam dinossauros vegetarianos há 210 milhões de anos.

Dentes, mandíbulas e membros fossilizados recém-descobertos pertencentes a um ancestral dos crocodilos lançaram nova luz sobre um mundo pré-histórico.

Depois de analisar os restos de um ‘rauisuchians’ encontrado no sul da África, especialistas determinaram que esse parente antigo de crocodilo se alimentava de dinossauros vegetarianos.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Menino acidentalmente encontra ovos de dinossauros de 66 milhões de anos

Essas descobertas sugeriram que foi a extinção desses caçadores que levou certos dinossauros herbívoros a dominarem a Terra e se tornarem grandes animais terrestres, já que os rauisuchianos eram seu principal predador.

Os grandes rauisuchianos

Continua depois da publicidade

Rauisuchia é uma ordem de répteis diapsídicos que viveram durante o período Triássico. Este é um grupo irmão do grupo que deu origem aos crocodilos, jacarés, e gavials modernos. Esses animais geralmente tinham entre 1 e 10 metros de comprimento e 0,5 a 3 metros de altura.

Da esquerda para a direita: Saurosuchus, Batrachotomus, Postosuchus e Arizonasaurus

Este grupo inclui o maior carnívoro terrestre não dinossauro de todos os tempos e alguns como o Fasolasuchus tenax eram tão grandes que poderiam enfrentar o T. rex e outros grandes terópodes como Saurophaganax e Torvosaurus.

A pesquisa

Agora, pesquisadores da Universidade de Witswatersrand, em Joanesburgo, estão vislumbrando esses carnívoros parecidos com crocodilos através da descoberta de novos fósseis.

Continua depois da publicidade

Esses predadores se alimentaram de dinossauros herbívoros e de seus parentes mamíferos que viviam na época, segundo Rick Tolchard, estudante de Wits Masters.

LEIA TAMBÉM: O Brasil é um dos lugares mais importantes do mundo para a pesquisa de dinossauros

“Esses fósseis antigos nos fornecem evidências de como pelo menos duas espécies de predadores caçaram esses dinossauros vegetarianos há 210 milhões de anos”, disse ele.

Continua depois da publicidade

“É incrível seguir as pistas deixadas para trás em dentes fossilizados, mandíbulas, membros e outros fósseis para nos ajudar a contar a história antiga da vida na África Austral.”

“No período triássico, os rauisuchianos eram comuns e seus fósseis eram conhecidos de todos os continentes, exceto da Antártica”, acrescentou Tolchard.

“Eles foram extintos há cerca de 200 milhões de anos, abrindo caminho para os dinossauros se tornarem os grandes animais terrestres dominantes”.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Quando os dinossauros foram extintos, muitos animais literalmente saíram do escuro

Os fósseis revelaram o que eles estavam se alimentando desses dinossauros herbívoros e, uma vez extintos os rauisuchians, os dinossauros vegetarianos puderam andar livremente, sem muitas ameaças.

FONTE / Daily Mail

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.