Terra e Vênus são fotografados a partir de Marte pela Curiosity

Felipe Miranda
(Créditos da imagem: NASA / JPL)

O rover Curiosity, lançado em 2011 e pousado em marte em 2012, é um dos mais famosos robôs da NASA no planeta vermelho. Recentemente, uma fotografia da Terra e de Vênus feita pelo rover tem tomado os internautas.

Em meio a tanto trabalho, o Curiosity fez uma pausa para olhar ao céu – claro que ele não pensa, foram os cientistas -, pouco após o pôr do Sol, e fez a foto que vocês veem na capa.

Foram, na realidade, duas fotos, cada uma de um ângulo diferente, isso porque a câmera não conseguiria captar a Terra e Vênus ao mesmo tempo, então os cientistas juntaram as fotos, em escala, para fazer um panorama.

Terra e Vênus vistos do planeta vermelho

Terra e Vênus são dois pequenos pontos que mostram o quão pequenos somos, e o quão desprezível é o nosso tamanho. Assim como da Terra vemos marte como um pequeno ponto, de lá a Terra também é pequena – e nem é tão longe.

O céu parece feio e esquisito por causa da poeira no ar. Nessa época, a maior parte das estrelas são ofuscadas, isso acontece porque poluição atmosférica é elevada. Às vezes nem os planetas são visíveis de lá.

LEIA TAMBÉM: Brilho verde detectado na atmosfera de Marte pela primeira vez

Isso ocorre pela reflexão da luz. A poeira no ar reflete a luz do Sol e deixa atmosfera mais brilhante o que ofusca a luz das estrelas. É como o céu laranja nas cidades, aqui na Terra.

Ao ScienceAlert, Mark Lemmon, do Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, Colorado, disse algo sobre: “Mesmo estrelas moderadamente brilhantes não estavam visíveis quando essa foto de Vênus foi tirada”.

Nessa outra foto, abaixo, feita em 2014, o céu estava mais limpo e escuro, e era possível enxergar até mesmo a lua

Terra e Vênus
Terra e Lua vistas de Marte pela Curiosity em 2014. (Créditos da imagem: NASA / JPL)

O Rover Curiosity

Marte é o maior antro onde depositamos nossas esperanças de ter ocorrido vida em outros planetas do sistema solar. No passado, ele foi como a Terra, cheio de oceanos, com uma atmosfera e um campo magnético decente.

Nessa época, é bastante provável que o planeta tenha abrigado vida microbiana. Pelas análises de rochas sabemos que no passado não havia oxigênio suficiente para se manter vida macroscópica.