Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Terra e Vênus são fotografados a partir de Marte pela Curiosity

Recentemente, uma fotografia da Terra e de Vênus feita pelo rover Curiosity, em Marte, tem tomado os internautas.

(Créditos da imagem: NASA / JPL)

O rover Curiosity, lançado em 2011 e pousado em marte em 2012, é um dos mais famosos robôs da NASA no planeta vermelho. Recentemente, uma fotografia da Terra e de Vênus feita pelo rover tem tomado os internautas.

Em meio a tanto trabalho, o Curiosity fez uma pausa para olhar ao céu – claro que ele não pensa, foram os cientistas -, pouco após o pôr do Sol, e fez a foto que vocês veem na capa.

Foram, na realidade, duas fotos, cada uma de um ângulo diferente, isso porque a câmera não conseguiria captar a Terra e Vênus ao mesmo tempo, então os cientistas juntaram as fotos, em escala, para fazer um panorama.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Terra e Vênus vistos do planeta vermelho

Terra e Vênus são dois pequenos pontos que mostram o quão pequenos somos, e o quão desprezível é o nosso tamanho. Assim como da Terra vemos marte como um pequeno ponto, de lá a Terra também é pequena – e nem é tão longe.

O céu parece feio e esquisito por causa da poeira no ar. Nessa época, a maior parte das estrelas são ofuscadas, isso acontece porque poluição atmosférica é elevada. Às vezes nem os planetas são visíveis de lá.

LEIA TAMBÉM: Brilho verde detectado na atmosfera de Marte pela primeira vez

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Isso ocorre pela reflexão da luz. A poeira no ar reflete a luz do Sol e deixa atmosfera mais brilhante o que ofusca a luz das estrelas. É como o céu laranja nas cidades, aqui na Terra.

Ao ScienceAlert, Mark Lemmon, do Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, Colorado, disse algo sobre: “Mesmo estrelas moderadamente brilhantes não estavam visíveis quando essa foto de Vênus foi tirada”.

Nessa outra foto, abaixo, feita em 2014, o céu estava mais limpo e escuro, e era possível enxergar até mesmo a lua

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Terra e Vênus
Terra e Lua vistas de Marte pela Curiosity em 2014. (Créditos da imagem: NASA / JPL)

O Rover Curiosity

Marte é o maior antro onde depositamos nossas esperanças de ter ocorrido vida em outros planetas do sistema solar. No passado, ele foi como a Terra, cheio de oceanos, com uma atmosfera e um campo magnético decente.

Nessa época, é bastante provável que o planeta tenha abrigado vida microbiana. Pelas análises de rochas sabemos que no passado não havia oxigênio suficiente para se manter vida macroscópica.

LEIA TAMBÉM: Antigos sistemas fluviais em Marte vistos em detalhes incomparáveis

Portanto, essa é a principal missão do Curiosity: encontrar evidências para se responder a pergunta de um milhão: Em algum momento no passado, o planeta vermelho já abrigou vida?

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Que haviam as condições possíveis nós já sabemos. O próprio Curiosity já encontrou nas rochas a resposta. Rochas são formas de se voltar no tempo, pois elas abrigam características da atmosfera na época em que elas estavam expostas, ou em formação.

Entretanto, ainda falta encontrar evidências diretas de vida.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.