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Saúde & Bem-Estar

Sair no frio causa resfriado? Especialista esclarece

Sair no frio pode causar resfriado?
(Alexandr Litovchenko / Pixabay)

Muitos de nós já ouvimos falar: “Não saia sem um casaco; você vai pegar um resfriado”.

Isso não é exatamente verdade. Como acontece com muitas coisas, a realidade é mais complicada. Aqui está a distinção: Estar resfriado não é a razão pela qual você tem coriza. Mas é verdade que o tempo frio facilita a gripe ou o resfriado. Ainda é muito cedo para dizer como o tempo afeta o vírus da COVID-19, mas os cientistas estão começando a pensar que ele se comporta de forma diferente do que os vírus do frio e da gripe.

Como professora associada de enfermagem com formação em saúde pública, sou questionada sobre isso o tempo todo. Portanto, aqui está um olhar sobre o que realmente acontece.

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Sair no frio causa resfriado? Não exatamente.

Muitos vírus, incluindo o rinovírus – o culpado usual no resfriado comum – e a gripe, permanecem infecciosos por mais tempo e se replicam mais rapidamente em temperaturas mais frias. É por isso que estes vírus se espalham mais facilmente no inverno. Usar um casaco pesado não fará necessariamente a diferença.

Sair no frio causa resfriado?
Sair no frio causa resfriado? Não exatamente. (Quidec Pacheco / Pixabay)

A transmissão de vírus é mais fácil quando está frio

Mais especificamente, o tempo frio pode mudar a membrana externa do vírus da gripe; isso torna a membrana mais sólida e emborrachada. Os cientistas acreditam que o revestimento emborrachado facilita a transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

Não é apenas o ar frio do inverno que causa o problema. O ar que é seco, além de frio, tem sido ligado a surtos de gripe. Um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde sugere que o ar seco do inverno ajuda ainda mais o vírus da gripe a permanecer infeccioso por mais tempo.

Como seu sistema imunológico reage durante o tempo frio também é muito importante. A inalação de ar frio pode afetar negativamente a resposta imunológica em seu trato respiratório, o que torna mais fácil para os vírus se apoderarem dele. É por isso que usar um lenço sobre seu nariz e boca pode ajudar.

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Além disso, a maioria das pessoas recebe menos luz solar no inverno. Isso é um problema porque o Sol é uma importante fonte de vitamina D, que é essencial para a saúde do sistema imunológico. A atividade física, outro fator, também tende a cair durante o inverno. As pessoas têm três vezes mais probabilidade de atrasar o exercício em condições de neve, gelo ou frio intenso.

Ao invés disso, as pessoas passam mais tempo dentro de casa. Isso geralmente significa um contato mais próximo com outras pessoas, o que leva à propagação de doenças. Os vírus respiratórios geralmente se espalham dentro de um raio de 1,80 m de uma pessoa infectada. Quando você está dentro de casa, é muito provável que você esteja mais próximo uns dos outros do que 1 metro e 80 centímetros.

Além disso, o tempo frio seca seus olhos e as mucosas do nariz e da garganta. Como os vírus que causam resfriados e gripe são tipicamente inalados, o vírus pode se fixar mais facilmente a essas passagens fragilizadas e secas.

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Passar mais tempo dentro de casa aumenta as chances de se pegar um resfriado.
(Getty Images)

O que você pode fazer:

Embora o resultado final seja que estar molhado e frio não deixa você doente, existem estratégias para ajudar a prevenir doenças durante todo o ano.

  • Lave suas mãos com frequência.
  • Evite tocar seu rosto, algo que as pessoas fazem entre nove e 23 vezes por hora.
  • Mantenha-se hidratado; oito copos por dia de água é um bom objetivo, mas isso pode ser mais ou menos dependendo do estilo de vida e do tamanho da pessoa.
  • Tenha uma dieta bem balanceada. Vegetais verdes escuros e de folhas são ricos em vitaminas que sustentam o sistema imunológico; ovos, leite fortificado, salmão e atum têm vitamina D.
  • Mantenha-se fisicamente ativo, mesmo durante o inverno.
  • Limpe as superfícies duras e de alto toque de sua casa com frequência.
  • Se seu nariz ou garganta ficarem secos no inverno, considere o uso de um umidificador.

Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo de original.

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A Dra. Libby Richards é Professora Associada de Enfermagem da Purdue University. Seus esforços de pesquisa se concentram em compreender e intervir nas influências individuais e interpessoais no comportamento de atividade física, incluindo o exame das relações diádicas na promoção da atividade física e intervenções baseadas na comunidade. Os estudos do Dr. Richards destacam a importância do apoio social para aumentar a atividade física. Como enfermeira de saúde pública, a Dra. Richards difunde amplamente a educação em saúde sobre a importância da vacinação, prevenção da gripe e promoção da atividade física. Como educador, o Dr. Richards usa estratégias inovadoras e ativas para envolver alunos de graduação na saúde da população. Ela é mentora ativa de alunos de várias disciplinas interessadas em saúde populacional e enfermagem em saúde pública.


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