Atenção aos sintomas do novo Coronavírus

SoCientífica
Afinal, quais são os sintomas do novo Coronavírus, como proceder e onde se tratar? (Imagem: Getty)

Os sintomas do novo Coronavírus podem causar prejuízos leves ou severos e, até mesmo, o óbito. Ainda, há pessoas que são assintomáticas.

No entanto, é importante saber quais são os sintomas do novo Coronavírus e como proceder

Desde o dia 20 de março, o Brasil se encontra em estado de pandemia devido a transmissão comunitária do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão declara alguns dos principais e mais comuns sintomas da doença:

  • Tosse (geralmente seca);
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Dificuldades de respiração;
  • Dor no peito e na altura dos pulmões;

Como agir diante dos sintomas do novo Coronavírus?

No caso de sintomas leves, onde não estejam presentes, por exemplo, febre persistente acima de 40º ou tosse seca, recomenda-se:

  • Manter repouso;
  • Hidratar-se;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Monitorar a febre;
  • Usar medicamentos como analgésicos e antitérmicos.

Caso os sintomas persistam por mais de 5 ou 7 dias ou piorem em 3 dias, é recomendável entrar em contato pelo número de telefone 136 (Disque Saúde). Profissionais darão esclarecimentos e encaminhamentos para o cidadão.

Como agir quando alguém tem sintomas do novo Coronavírus em casa?

Caso não exista diagnóstico ainda, mas alguém apresente sintomas do novo Coronavírus, é importante proteger o restante das pessoas que vivam na mesma residência. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a pessoa fique em um cômodo da casa, apenas.

Ainda, a pessoa com sintomas deve manter-se em um ambiente ventilado e onde faça repousar. Os demais moradores devem manter distanciamento de 2 metros, no mínimo, da pessoa com sintomas do novo Coronavírus.

Também, recomenda-se higienizar com álcool 70% ou água sanitária, os objetos e roupas que o familiar com suspeita da doença usar ou manusear. Isso até que se confirme ou não o diagnóstico para o novo Coronavírus.

Caso a pessoa com sintomas do novo Coronavírus seja diagnosticada com a doença, os mesmo cuidados devem continuar sendo adotados, para não ocorrer transmissão. O lixo produzido por ela também precisa ser separado.

O lixo produzido pela pessoa com os sintomas da doença ou com o diagnostico positivo deve ser separado.

Atendimento do SUS para o Coronavírus

Caso a pessoa esteja com claros sintomas do novo Coronavírus, é possível procurar atendimento especializado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Veja os links:

Hospitais por estado e município

Postos de saúde por estado e município

Laboratórios públicos de testagem para Coronavírus

Afinal, o que são a Covid-19 e o novo Coronavírus

Além dos sintomas do novo Coronavírus, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao que é a Covid-19 e o novo Coronavírus.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Covid-19 se trata de uma doença causada pelo Coronavírus, SARS-CoV-2. É uma doença onde os sintomas podem variar de leve a moderados e severos (incluindo risco de morte).

Além disso, há os quadros assintomáticos, ou seja, quando não existe a presença dos sintomas da doença

Em relação ao Coronavirus, ele deve ser entendido como um vírus e não uma doença. É o agente causador da Covid-19 e foi descoberto no final do ano de 2019.

As primeiras pessoas infectadas foram diagnosticas na China. A partir do final do mês de março desse ano, conforme já mencionado, o Brasil entrou em estado de pandemia, sendo necessário o isolamento social e observação dos sintomas da doença.

Compartilhar