Tornados são aterrorizantes e podem ser vistos durante tempestades em diferentes partes do mundo. Recentemente, um raro tornado de fogo foi flagrado durante incêndios registrados na Califórnia, nos Estados Unidos. Esse fenômeno deixa a situação muito mais perigosa do que já seria devido a uma queimada.
Eles são conhecidos como “firenados”, uma mistura de fire (fogo em inglês) com tornado. Consistem em eventos muito perigosos e se desenvolvem de uma maneira diferente de outros tipos de tornados. Eles surgem devido ao intenso calor do fogo e adquirem velocidades extremamente elevadas, queimando tudo o que encontram pela frente.
Here’s some photos and videos from the fires and even a tornado in Loyalton, CA #LoyaltonFire #LoyaltonTornado #Loyalton pic.twitter.com/590F7cdav8
— Dylyn 🤷🏼♂️ (@DylynW) August 16, 2020
Espetáculo assustador arrasa a Califórnia
O espetáculo assustador que de estende por metros de altura é algo incrivelmente difícil de combater. Realmente eles representam algumas ameaças, conforme explicou o meteorologista Reno Dawn Johnson, em entrevista ao The New York Times.
“Não é como um tornado típico onde acontece, tudo se limpa e você vai com segurança investigar”, disse Johnson. “Neste caso, há um grande incêndio queimando no mesmo local, então a logística é muito mais complicada”, completou o meteorologista.
— Dylyn 🤷🏼♂️ (@DylynW) August 16, 2020
As nuvens de pirocumulonimbus são formadas em fontes massivas de calor e podem produzir os tipos mais insanos de climas, como enormes relâmpagos e o raro tornado de fogo. A estrutura no formato de redemoinho começa a ser formada quando o ar quente se mistura com condições turbulentas de vento, gerando os tornados de fogo.
No caso dessa última aparição, um alerta foi emitido antecipadamente e logo ele foi detectado no condado de Lassen, na Califórnia. Por sorte, nenhuma vítima foi registrada durante a sua passagem.
De onde veio o raro tornado de fogo?
O tornado surgiu em um enorme incêndio em Loyalton, varrendo uma área de 178 quilômetros quadrados na Califórnia, próximo da Floresta Nacional de Tahoe. De fato, o estado está sendo atingido por enormes incêndios florestais, resultados de uma onda de calor intensa registrada nas últimas semanas.
Durante o mês de julho a parte norte da Califórnia sofreu com muitos incêndios florestais, forçando muitas famílias a deixarem suas casas. Além disso, a condição tem deixado o solo em más condições e poluído o ar.
Com informações de IFL Science.