Ainda que a Bíblia não diga muito sobre a altura de Jesus, estudiosos tem uma boa noção do quão alto ele era, baseando-se na média de altura das pessoas que viviam na mesma época.
A Bíblia dá alguns detalhes esparsos acerca da aparência de Jesus, mas não diz nada sobre a sua altura. Para alguns estudiosos, isso é um fator chave – significa que ele tinha uma altura mediana.
Em Mateus 26:47-56, por exemplo, Judas Iscariotes teve que apontar quem era Jesus para os soldados romanos. Isso sugere que ele tinha uma aparência similar a dos seus discípulos. Da mesma maneira, o evangelho de Lucas oferece uma anedota sobre um coletor de impostos “baixinho” chamado Zaqueu, que tentava encontrar Jesus.
Como era um homem baixo, Zaqueu não conseguia avistá-lo na multidão, tendo que subir numa árvore para procurá-lo. Se Jesus fosse um homem muito alto, Zaqueu poderia tê-lo visto, mesmo com outras pessoas ao redor.
Além disso, a Bíblia frequentemente deixa explícito quando alguém é alto (ou baixo, como Zaqueu). Figuras bíblicas, como Saul e Golias, por exemplo, são descritas de acordo com sua altura.
Mas afinal, qual era a altura de Jesus? Provavelmente, a altura mediana da época. E para descobrir a medida certa disso, alguns estudiosos analisaram como eram as pessoas que viviam no Oriente Médio durante o século I.
Qual era exatamente a altura de Jesus?
Se Jesus Cristo tinha uma altura mediana para a época em que viveu, é possível fazer algumas estimativas.
“Jesus teria tido uma aparência como a dos homens do Oriente Médio”, explicou Joan Taylor, que escreveu o livro What Did Jesus Look Like? “Em termos de altura, um homem médio do seu tempo tinha 1,66m.”.
Um estudo de 2001 chegou à mesma conclusão. O artista médico Richard Neave e uma equipe de antropólogos forenses britânicos e israelenses, juntos a programadores de computador, examinaram um crânio do século I para entender melhor as características das pessoas da época.
Baseando-se no crânio, eles supuseram que Jesus Cristo – no caso de possuir uma altura mediana – tinha 1,55m e 49kg.
“Usar ciência arqueológica e anatômica ao invés de interpretações artísticas faz com que essa seja a probabilidade mais precisa já criada até então”, explicou Jean Claude Bragard, que usou a imagem de Neave para Cristo no seu documentário para a BBC, Son of God.
Ao longo dos anos, estudiosos usaram métodos como os de Taylor e Neave para ter uma ideia melhor de como Jesus era, desde a sua altura até a cor dos olhos.
Hoje em dia, temos uma boa ideia de como era a aparência dele. Por ter nascido e vivido no Oriente Médio, durante o século I, ele provavelmente tinha cabelos escuros, olhos castanhos e pele em tom de oliva. Taylor assume que ele também mantinha seus cabelos curtos, e usava uma túnica simples.
Contudo, nunca saberemos com certeza. Todas essa suposições são apenas isso: suposições. E ainda que os arqueólogos encontrassem um esqueleto, seria difícil discernir de quem ele era. Atualmente, até a localização da tumba de Jesus está em discussão.
Ainda assim, baseando-se nas evidências disponíveis, pode-se fazer conjecturas instruídas acerca do assunto. Portanto, ainda que Jesus Cristo tenha sido impressionante de várias maneiras, sua altura provavelmente não foi uma delas.