A primeira atividade extraveicular na ISS com astronautas mulheres ficara para outra ocasião, anunciou a NASA. Motivo: não há trajes espaciais adequados.
Não havia sido planejado como uma missão histórica, mas representaria um momento histórico: a primeira “caminhada espacial” exclusivamente feminina. Mas, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, este momento terá que esperar por causa de um problema básico: os tamanhos de trajes espaciais.
Estava programada uma atividade extraveicular (EVA, sigla para extravehicular activity) para as astronautas Anne C. McClain e Christina H. Koch que, juntas no espaço na próxima sexta-feira (29), precisariam usar um traje espacial de tamanho médio. Mas apenas um está disponível na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A missão segue inalterada. Na sexta-feira, dois astronautas executarão atividades fora da ISS. Essa missão está prevista para durar cerca de seis horas e o objetivo é instalar baterias de íons de lítio que ajudarão a alimentar o laboratório de pesquisa espacial. A astronauta Koch ainda está escalada para participar, juntamente com seu colega astronauta Nick Hague, enquanto McClain fez sua primeira “caminhada espacial” na semana passada.
Mas a realização da primeira atividade extraveicular somente com astronautas mulheres na ISS terá que acontecer em outro momento. “Quando consultamos McClain e Hague após caminhada no espaço [na semana passada], os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de roupas espaciais na ISS”, disse a NASA em um comunicado.
Stephanie Schierholz, porta-voz da NASA, disse em uma entrevista na segunda-feira (26) que já havia dois trajes médios na ISS.
Mas há alguns problemas. McClain achava que poderia trabalhar em um traje de tamanho grande, mas após sua caminhada espacial na sexta-feira passada (22), quando ela usou um traje de tamanho médio, McClain informou que o tamanho médio lhe servia melhor. Koch também usa o mesmo tamanho.
E dos dois trajes de tamanho médio disponíveis, um ainda não foi configurado corretamente para uma atividade no espaço. Levaria horas de trabalho da equipe — para não mencionar algum risco adicional — para configurar a tempo o traje para que pudesse ser usado caminhada da próxima sexta-feira. Em vez de fazer isso, a NASA decidiu simplesmente trocar os astronautas.
Na próxima sexta-feira, a astronauta Koch e seu companheiro Hague serão apoiados por uma equipe que inclui várias mulheres em cargos-chave, incluindo a diretora de voo do espaço, Mary Lawrence, e a chefe geral, Jackie Kagey.
Em uma conferência no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, neste mês, Lawrence, Kagey e Kenneth Todd, gerente de integração de operações da estação espacial, disseram que as autoridades não reconheceram imediatamente a importância da programação original para a “atividade extraveicular” de sexta-feira.
Leia também “Astronauta registra em vídeo trajetória de foguete”
Foi só quando discutiram o cronograma durante uma reunião que perceberam que era a primeira vez que agendaram uma caminhada espacial exclusivamente feminina.
No final, ambas as astronautas terão feito uma caminhada espacial — só que não juntas.
Informações: The New York Times