Connect with us

História

Possível impressão digital de Michelangelo é encontrada na ponta de uma estátua de cera

Published

on

Curadores de um museu inglês descobriram algo grandioso: a possível impressão digital de Michelângelo, famoso artista renascentista, em uma escultura de cera de 500 anos. A obra foi criada, supostamente, para servir de escudo para uma escultura maior, que ele planejou à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Contudo, ela nunca foi concluída e pertence ao ‘Victoria and Albert Museum’ (V&A), em Londres, onde recebeu o nome de ‘A Slave’. Os curadores do museu, durante a primavera quente de 2020, moveram a escultura com a possível impressão digital de Michelângelo para um ambiente mais frio, quando o local foi fechado por conta da pandemia.

Cinco meses depois da mudança, a surpresa apareceu: os profissionais do museu notaram no ‘traseiro da escultura’ uma impressão digital nunca vista anteriormente. Tudo indica que os níveis de umidade e alterações nas temperaturas modificaram a composição da cera, deixando a possível impressão digital de Michelângelo aparente.

Advertisement

“É uma perspectiva empolgante que uma das impressões de Michelangelo possa ter sobrevivido na cera”, disse Peta Motture, curadora sênior da V&A, em comunicado. “Essas marcas sugeririam a presença física do processo criativo de um artista, ou seja, é onde a mente e a mão de alguma forma se unem”.

É possível descobrir se a ‘impressão digital de Michelângelo’ é realmente dele?

Antes de morrer, o artista destruir diversos de seus modelos de cera. Na verdade, em Roma, no ano de 1564, Michelângelo (que faleceu aos 88 anos) teve seus desenhos e papéis queimados em uma fogueira. O jornal New York Times divulgou essa notícia afirmando, ainda, que não se sabe o porquê dele ter mandado queimar suas obras, mas há suspeitas. Giorgio Vasari opinou que, assim, Michelângelo não queria que as pessoas vissem o esforço que ele colocou nas artes, ou simplesmente para evitar plágios.

Como grande parte das obras foi destruída, “uma impressão digital de Michelângelo seria uma conexão direta com o artista”, disse. O Museu de Arte Ornamental de Marlborough House, que mais tarde se tornou V&A, adquiriu ‘A Slave’ em 1854 e, como resultado, centenas de anos depois foi palco dessa grande descoberta.

Advertisement

Para averiguar se a marca na escultura é realmente a impressão digital de Michelângelo, os curadores irão compará-la com uma impressão digital em uma estátua de terracota, de 1530, conhecida como ‘Dois Lutatores’. Essa outra obra, entretanto, é famosa por ter a impressão digital do artista.

A divulgação foi feita por meio do documentário ‘Secrets Of The Museum’, da BBC, que estreou em 20 de julho e ficará no ar por seis semanas.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.