Ainda que os gatos tenham evoluído até adquirirem um comportamento noturno, a domesticação fez com que eles se adaptassem ao estilo de vida humano.
Gatos domésticos tendem a ser mais ativos cedo pela manhã e ao entardecer, não no meio da noite. Eles também mudam seus ciclos de atividades, para se encaixar com os dos donos.
Isso significa que, se você dorme pela noite, o seu gato também vai descansar nesse horário. E, de fato, muitas pessoas dormem com seus gatos. Numa pesquisa feita com mulheres norte-americanas, cerca de 30% dormiam com pelo menos um gato.
Entender o motivo do seu gato te acordar pode te ajudar a entender como parar esse comportamento. Listamos aqui as três razões pelas quais o seu gato pode estar te acordando, e as maneiras de lidar com isso.
Ele está com fome
Essa é uma das razões mais comuns. Infelizmente, uma das primeiras coisas que alguém sonolento faz é alimentar o seu gato. Isso acaba reforçando o comportamento, e faz com que o gato tenda a repeti-lo.
Para resolver isso, você deve garantir que seu gato está se alimentando o suficiente durante o dia. Você pode colocar a comida dele, ou dar-lhe um petisco, pouco antes de ir dormir, também.
Se você tem o costume de alimentar seu gato pela manhã, e importante fazer com que ele não associe o horário de acordar com o horário do café da manhã. Assim, deixe um intervalo de tempo entre o momento que você sai da cama e o momento do café da manhã – pelo menos meia-hora.
Ele não tem uma rotina
Gatos adoram previsibilidade.
Manter uma rotina regular já foi até associado com a redução dos níveis de estresse dos gatos. Para manter uma rotina, mantenha os horários de alimentação, brincadeiras e asseio durante o dia-a-dia.
Esvazie a caixinha de areia em intervalos previsíveis e regulares (caixinhas de areia sujas podem também ser uma das razões pelas quais o seu gato está te acordando). Tente também não mover as caixas de areia, tigelas ou arranhadores do seu gato, a não ser que seja necessário.
Se alguma coisa mudar no ambiente deles – como você sair num feriado, trocar os móveis de lugar, ou tem uma nova visita ou bichinho de estimação – o seu gato pode voltar a te acordar pela manhã; isso é algo típico dos bichanos.
Mantenha a rotina o mais consistente possível, e eventualmente o seu gato vai se acostumar com o novo normal.
Ele não está usando toda a energia durante o dia
É senso comum que gatos adoram dormir, mas, assim como nós, eles também adoram brincar e se mover.
É importante dar ao seu gato uma variedade de brinquedos e recursos com os quais eles possam interagir pela casa, principalmente se você fica ausente com frequência.
Arranhadores servem como um local para o gato escalar e se esfregar. Bolas, brinquedos macios e motorizados são bons para que ele possa brincar e se exercitar.
Quando estiver em casa, entretenha seu gato com um brinquedo interativo, ou faça uma brincadeira de correr e caçar pela casa.
Gatos se entendiam facilmente, então mantenha uma variedade nas brincadeiras. E não brinque com ele antes de ir para cama. O momento ideal para isso é antes de sair, ou quando você chega em casa.
“Fiz tudo isso e meu gato ainda está me acordando”
Pode ser que o seu gato leve um tempo para se acostumar. O comportamento inclusive pode piorar enquanto ele está se ajustando. A chave para isso é ignorar o comportamento dele. Não se levante quando ele tentar acordá-lo e, se possível, não interaja com ele nesse momento.
Contudo, se você tentou tudo isso e ele ainda permanece te acordando, é o momento de visitar um veterinário. Pode ser que haja uma razão de saúde para o comportamento do seu bichinho.