Conecte-se conosco

História

Pesquisadores descobrem cirurgia cerebral complexa realizada na Grécia Antiga

Publicado

em

Seja o primeiro a reagir!

Pesquisadores da Universidade de Adelphi fizeram a primeira descoberta arqueológica forensicamente avaliada de vestígios de um grupo de arqueiros-lanceiros montados dominantes e seus parentes do Império Romano Oriental do turbulento período ProtoBizantino, que se estendeu dos séculos IV a VII. Isto revelou evidências de cirurgia cerebral complexa.

Esqueletos de Alto Status

Foram descobertos dez restos esqueléticos – quatro mulheres e seis homens de elevada posição social – no sítio arqueológico de Paliokastro, na ilha de Thasos, na Grécia. Os seus ossos iluminaram as suas atividades físicas, traumas e até uma forma complexa de cirurgia cerebral.

“O local de sepultamento e a arquitetura da igreja funerária monumental e a construção das sepulturas é espetacular”, disse o pesquisador e antropólogo Anagnostis Agelarakis, PhD, que acrescentou que indica a elevada posição social dos indivíduos ali enterrados.

LEIA TAMBÉM: Civilização grega perdida é redescoberta por arqueólogos

Publicidade

A preservação avançada dos seus restos mortais e a impressionante localização e arquitetura da igreja monumental funerária onde foram sepultados demonstram o seu elevado status na região.

Quanto à cirurgia no cérebro, Agelarakis sugere que “apesar de um prognóstico sombrio, foi feito um grande esforço para esta cirurgia neste homem”. Portanto, é provável que ele fosse um indivíduo muito importante para a população de Paliokastro”.

Cirurgia cerebral complexa

Agelarakis e os seus colegas conseguiram obter dados médicos e cirúrgicos, assim como dados paleopatológicos, sobre esta extraordinária cirurgia de cabeça e pescoço e os grandes esforços do cirurgião. Foi determinado que a causa provável da intervenção cirúrgica era a infecção e que o arqueiro morreu pouco tempo depois ou durante a cirurgia.

“A operação cirúrgica é a mais complexa que já vi nos meus 40 anos de trabalho com materiais antropológicos”, disse Agelarakis. “É inacreditável que tenha sido realizada, com os mais complicados preparativos para a intervenção, e depois a própria operação cirúrgica que teve lugar, naturalmente, numa era pré-antibiótica”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mãos de homem transplantadas adquirem traços femininos

O artigo Adelphi researcher discovers early, complex brain surgery in ancient Greecefoi um comunicado de imprensa da Universidade Adelphi, publicado originalmente no Eurekalert. Direitos Reservados.

Publicidade
Destaques

Ofertas Imperdíveis

Garimpamos os melhores preços da semana. Economize com nossa curadoria exclusiva.

Ver Ofertas

Copyright © 2026 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.