Os 10 países que mais produzem lixo

Dominic Albuquerque
Imagem: Unsplash

A produção de lixo a nível global é alarmante. Se poderia pensar que grandes países, como a China e os Estados Unidos, se encontram dentre os países que mais produzem lixo per capita (e eles de fato produzem bastante), mas são nações ilhas, várias do Caribe, que preenchem essa lista.

As taxas gerais de reciclagem estão aumentando, mas nossa população também. Países ao redor do mundo estão gerando grandes quantidades de resíduos à medida que suas populações crescem e suas economias se expandem. O Banco Mundial informou que a quantidade de resíduos urbanos produzidos está crescendo mais rapidamente do que a taxa de urbanização. De fato, em 2025 haverá mais 1,4 bilhão de pessoas vivendo em cidades em todo o mundo, com cada pessoa produzindo uma média de 1,42 kg de resíduos sólidos urbanos (RSU) por dia — mais que o dobro da média atual. Estima-se que os resíduos urbanos anuais em todo o mundo mais do que tripliquem, de 680 milhões a 2,2 bilhões de toneladas por ano.

Os países que mais produzem lixo

10. Nova Zelândia, 3.68 quilos per capita por dia

image 87

A Nova Zelândia fica na porção sul do Oceano Pacífico, ao sudeste da Austrália. Com uma população de mais de quatro milhões, sua demografia se constitui de uma mistura de europeus, maoris, asiáticos e povos do pacífico, assim como do Oriente Médio, América Latina e África.

Nos últimos 25 anos, a quantidade de lixo produzida no país cresceu em 75%, colocando a Nova Zelândia dentre os países que mais produzem lixo no mundo.

9. Tonga, 3.71 quilos per capita por dia

image 88

Tonga é um país polinésio localizado na Oceania. Se constitui de mais de 170 ilhas, com uma geografia que apresenta praias de areia branca, recifes de coral, florestas tropicais e plantações. Além dos problemas nacionais, como a obesidade, a população de Tonga também enfrenta questões ambientais, tendo poucos recursos para lidar com o lixo produzido.

Alguns dos principais problemas relacionados às políticas de tratamento de lixo de Tonga a contaminação da drenagem e a proliferação de ratos e insetos, bem como a poluição da água potável. Além de prejudicar o ambiente, traz danos, também, à população nativa.

8. Ilhas Salomão, 4.30 quilos per capita por dia

image 89

As Ilhas Salomão se localizam no Pacifico Sul, com uma população em torno de meio milhão. Esse arquipélago sofre com a falta de recursos adequados para lidar com o tratamento de lixo. Na capital, Honiara, menos da metade dos cidadãos tem um serviço de coleta regular.

Infelizmente, muitos residentes das áreas urbanas se acostumaram a simplesmente empilhar o lixo nas ruas, onde ateiam fogo depois.

7. Santa Lúcia, 4.35 quilos per capita por dia

image 90

Essa ilha caribenha fica na costa norte da América do Sul, e é conhecida como uma área turística. Contudo, a poluição de lixo se tornou um problema, tanto para os locais como para os visitantes. O despejo legal também resultou no aumento de mosquitos e outras pestes. Contaminação da água e do mar também se tornou um problema recente na ilha.

6. Barbados, 4.75 quilos per capita por dia

image 91

Na porção leste do Mar do Caribe, Barbados é uma pequena ilha com cerca de 277.000 cidadãos. A poluição do oceano e o bem-estar do ambiente marinho são alguns dos maiores problemas de saúde pública que essa nação enfrenta.

Não apenas as próprias ilhas estão em risco devido ao acúmulo de lixo perigoso, como as autoridades também se mantêm atentas à manutenção dos recifes de coral que cercam a nação.

5. Sri Lanka, 5.10 quilos per capita por dia

image 92

O Sri Lanka é uma ilha ao sul da Índia, e um dos países que mais produzem lixo no mundo. A nação tem uma população com mais de 20 milhões de pessoas. O país tem um total de 20 usinas de reciclagem de plástico, sendo outras três dedicadas ao processamento de produtos de papel, uma para produtos de vidro e duas para cascas de coco.

O Sri Lanka foi significativamente afetado pela poluição resultante da contaminação por esgoto, bem como por uma grande quantidade de resíduos de fontes industriais. Devido ao mau estado da infraestrutura de saneamento do país, os moradores locais correm o risco de serem infectados por várias doenças graves, incluindo febre amarela, hepatite A e B, malária, febre tifóide e meningite.

4. Guiana, 5.33 quilos per capita por dia

image 93

Localizada no norte da América do Sul, a Guiana tem fronteiras com o Brasil, Suriname e Venezuela. O país sofre com vários problemas relacionados à contaminação da água, e o acúmulo de lixo devido ao mal serviço de coleta é facilmente visível.

Em áreas urbanas como Georgetown, a falta de sistemas nacionais eficazes de gerenciamento do lixo resultou em condições de vida insalubres, bem como problemas com drenagem de águas pluviais poluídas.

3. São Cristóvão e Neves, 5.45 quilos per capita por dia

image 94

São Cristóvão e Neves são duas ilhas no Mar do Caribe, parte da Comunidade das Nações da Grã-Bretanha. Com uma população de quase 55.000, essas ilhas têm uma economia dependente do turismo, agricultura e um pequeno setor de manufatura. Elas enfrentam problemas ambientais relacionados ao gerenciamento do lixo e o seu acúmulo.

2. Antígua, 5.50 quilos per capita por dia

image 95

Uma ilha de muita beleza natural, mas que também enfrenta problemas ambientais. As principais preocupações ambientais que assolam o país incluem a escassez de água e a falta de acesso à água doce, mesmo quando a água está disponível, bem como os problemas associados ao esgoto não tratado que pode fluir para o oceano.

1. Kuwait, 5.72 quilos per capita por dia

image 96

Kuwait é um país árabe, que tem fronteiras com a Arábia Saudita e o Iraque. Com população estimada em torno de quatro milhões, o Kuwait há tempos tem problemas com fornecer seus cidadãos com água potável. É um dos países que mais produzem lixo no mundo, ocupando o topo da lista.

Compartilhar