O termo “hemisfério” vem da palavra grega Hemisphairion, que se refere à metade de um corpo esférico. Os hemisférios do mundo podem ser definidos como qualquer círculo que seja desenhado em torno da Terra e que a divida em duas metades.
Quatro hemisférios diferentes são comumente considerados pelos geógrafos, sendo o hemisfério norte, sul, ocidental e oriental.
O Equador é a linha de latitude 0° no centro da Terra, dividindo o globo nos hemisférios norte e sul. O meridiano principal, a linha longitudinal de 0°, e o antimeridiano, de latitude 180°, dividem a Terra nos hemisférios ocidental e oriental.
Assim, as áreas localizadas ao norte do Equador fazem parte do hemisfério norte, e as áreas ao sul do hemisfério sul.
A única nação situada nos quatro hemisférios do mundo é a ilha de Kiribati. 12 outros países localizam-se em ambos o hemisfério norte e sul do planeta.
Hemisfério norte
Uma grande parte da massa de terra do planeta está no hemisfério norte, em cerca de 67,3%. Esse hemisfério inclui por completo a América do Norte, a América Central e a Europa, assim como a parte ao norte da América do Sul, dois terços do Norte da África, e a maior parte da Ásia continental.
Os países do Canadá, México, Estados Unidos e as Ilhas Caribenhas fazem parte da América do Norte e encontram-se completamente nesse hemisfério. As nações de Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela localizam-se ao norte do Equador, mas no continente sul-americano.
Brasil e Equador são os únicos dois países da América do Sul que possuem uma parte no hemisfério norte.
Cerca de 32 países da África fazem parte do hemisfério norte, parcial ou completamente. Da Ásia, são 54 países.
Cerca de 60,7% da água do planeta está localizada no Hemisfério Norte. O único oceano que está completamente localizado neste hemisfério é o Oceano Ártico. Os outros oceanos têm porções tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul.
Hemisfério sul
Cerca de 32,7% da massa de terra do planeta está situada no hemisfério sul. Esse hemisfério inclui por completo a Austrália, Nova Zelândia e Antártida, assim como grande parte da América do Sul, um terço da África e algumas ilhas da Ásia continental.
Cerca de 80,9% do hemisfério sul está coberto d’água. A maior parte dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico localizam-se nesse hemisfério.
O hemisfério sul tem um clima mais ameno quando comparado ao do norte. Estima-se que mais de 800 milhões de pessoas vivam nesse hemisfério. As cidades de Jacarta, Rio de Janeiro, Johannesburgo, Sidney e Melbourne são algumas das maiores áreas metropolitanas localizadas no hemisfério sul.
Hemisfério ocidental
As áreas localizadas ao oeste do meridiano principal e ao leste do antimeridiano são consideradas como pertencentes ao hemisfério ocidental. Esse hemisfério inclui toda a região da América do Norte e América do Sul, e partes da Eurásia, África, Antártida e Oceania.
A borda no extremo-leste da Rússia também faz parte do hemisfério ocidental. A cordilheira dos Andes, a maior do mundo, localiza-se na Argentina.
Hemisfério oriental
As áreas ao leste do meridiano principal e ao oeste do antimeridiano fazem parte do hemisfério oriental. Ocasionalmente, é chamado de “Velho Mundo” em termos culturais e geopolíticos, e inclui grandes partes da Europa, Ásia, África e a Austrália. Uma parte da Antártida também se localiza aqui.
O hemisfério oriental possui uma grande quantidade de terra quando comparado ao ocidental. Estima-se que cerca de 82% da população do planeta viva nesse hemisfério.
Há alguns países que fazem parte tanto do hemisfério ocidental como oriental, como o Reino Unido, Estados Unidos, França, Espanha, Argélia, Gana, Mali, Togo, Fiji, Kiribati e Rússia.