Os 10 países menos corruptos

Dominic Albuquerque
Toronto, Canadá. O Canadá é um dos países menos corruptos do mundo. Imagem: Pexels

Os países menos corruptos do mundo encontram-se, em sua maioria, na Europa. O Índice de Percepção de Corrupção (IPC) avalia anualmente a corrupção de diferentes países do mundo, e é comum que os da África, Ásia e América Latina estejam em posições altas.

Os países menos corruptos de acordo com o IPC

RankPaísÍndice de Percepção de Corrupção
1Nova Zelândia89
2Dinamarca88
3Finlândia85
4Noruega85
5Suíça85
6Cingapura84
7Suécia84
8Canadá82
9Luxemburgo82
10Holanda82

Nova Zelândia

A Nova Zelândia, de acordo com o IPC de 2017, é o país menos corrupto do mundo. A nação sempre está no top 5 no índice, e possui um judiciário completamente independente e imparcial. A Autoridade Independente de Conduta Policial vigia o comportamento policial, garantindo que práticas corruptas sejam denunciadas e resolvidas.

O Ombudsman garante que os cidadãos sejam tratados de forma justa e busca por serviços do governo.

Dinamarca

O segundo dentre os países menos corruptos de acordo com o IPC, sempre no top 4 desde 1995. Corrupção nos negócios, na administração e de outras formas são bem raras no país. O sistema judiciário independente, a confiança social e os mecanismos de transparência são alguns dos fatores que tornam o país um dos país transparentes.

Finlândia

O terceiro dos países menos corruptos, com pontuação entre 85 e 89 (o índice varia de 0 a 100). A luta contra a corrupção na Finlândia é responsabilidade coletiva do governo e dos cidadãos. Os líderes políticos são muito comprometidos nesse embate.

O governo também mantém um sistema de integridade eficiente, assim como um mecanismo de transparência. O sistema legal e o judiciário independente também desencorajam quaisquer formas de corrupção.

Noruega

A Noruega compartilha o terceiro lugar com a Finlândia e a Suíça. Vários fatores contribuem para o nível baixo de corrupção, como a legislação estrita e eficiente, o que ajuda a manter um alto padrão no setor público. O sistema judiciário independente ajuda a manter a imparcialidade.

O executivo, liderado pelo primeiro-ministro, é responsabilizado perante a legislatura, que garante que os recursos públicos sejam usados de forma apropriada.

Suíça

A Suíça sempre se encontra dentre os países menos corruptos desde 2010. O país tem um sistema de democracia direta, no qual as pessoas influenciam nas atividades do governo através de referendos. Esse sistema torna o governo um dos mais transparentes e estáveis do mundo.

A Suíça tem um sistema legal e leis contra a corrupção, o que contribui para manter um sistema limpo no setor público.

Cingapura

Cingapura teve pontuação de 84 em 2016. O sistema judiciário de Cingapura é reconhecido a nível mundial por sua imparcialidade e legitimidade. A teoria por trás da baixa corrupção na Cingapura em comparação a países vizinhos, como a Tailândia, aponta como razão a habilidade do estado de pressionar os interesses privados para os setores que podem beneficiar a população a longo prazo.

Suécia

A Suécia é muito popular pela igualdade, alta qualidade de vida, desenvolvimento humano, saúde e educação. Transparência e estabilidade no governo ajuda na redução dos casos de corrupção. Os órgãos governamentais consideram a corrupção como um abuso de poder, que deve ser desencorajado e processado. Há ainda um órgão anti-corrupção no país que investiga e processa todos os casos de corrupção no país.

Canadá

Canadá é o país menos corrupto nas Américas, e o oitavo dentre os países menos corruptos do mundo. O sistema aberto e democrático do parlamento, a transparência governamental, a alta qualidade de vida e a educação são características famosas do Canadá.

Luxemburgo

Luxemburgo é um dos menores e mais ricos países da União Europeia e do mundo. Tem uma baixa taxa de corrupção, e o governo se preocupa com a execução das leis contra esse problema.

Holanda

O último dentre os dez países mneos corruptos é a Holanda. Para garantir que a corrupção seja baixa, o governo adere a um sistema judicial transparente e leis anti-corrupção.

Compartilhar