Durante as últimas décadas, as taxas de alfabetização global aumentaram significativamente. As principais razões para essa tendência ascendente decorrem da evolução do sistema educacional de muitos países em desenvolvimento, e de um maior reconhecimento da importância da educação. Ainda assim, muitas nações estão lutando com o fornecimento de recursos educacionais para melhorar suas populações, construindo a infraestrutura necessária e assegurando a matrícula regular de alunos em suas escolas.
Os países com as maiores taxas de alfabetização reconhecem, em algum nível, que a educação é importante para a base de uma nação. Além de criar consciência nos indivíduos, a educação também serve para promover habilidades e o desenvolvimento do potencial de cada membro da sociedade.
Conheça os países com as maiores taxas de alfabetização
10. Estônia
99,8% da população da Estônia é alfabetizada. O país tem um sistema educacional efetivo, com instituições educacionais ativas.
Os governos locais são responsáveis por gerar subsídios para as escolas, fornecendo ensino de qualidade para a maior parte do país. A divisão da autoridade para o nível de base criou uma maior supervisão sobre as instituições de ensino que trabalham no estado.
9. Cuba
Cuba não fica para trás no setor educacional. Os índices recentes revelam que o país está dentre os países com as maiores taxas de alfabetização do mundo, num nível de 99,8%.
O país gasta 10% da sua receita total no setor educacional. Suas políticas educacionais se baseiam na ideologia marxista, fornecendo o ensino para todos os segmentos da sociedade.
8. Letônia
A educação é compulsória até os 15 anos na Letônia. Os padrões da educação primária, secundária e superior são satisfatórios, e muitos estudantes da Ucrânia, Rússia e Lituânia buscam a Letônia no campo do ensino superior.
Algumas escolas e universidades no país possuem milhares de estudantes se matriculando todo ano.
7. Azerbaijão
A revolução no sistema educacional do Azerbaijão começou durante o período soviético. Muitas escolas e universidades foram estabelecidas na época.
Atualmente, há 36 universidades do estado e 15 privadas no país. As estimativas indicam uma taxa de 99.8% nas taxas de alfabetização do país.
6. Noruega
A Noruega tem um sistema educacional sustentável e bem estabelecido. A educação básica e a superior são gratuitas, não apenas para os nativos, mas para outras pessoas de diferentes partes do mundo, que buscam o ensino superior da Noruega em sua formação.
5. Luxemburgo
O elemento chave da educação de Luxemburgo é seu fator trilíngue: a educação é fornecida em três idiomas, inglês, alemão e francês.
Dentre outras nações europeias, Luxemburgo é um dos países com as maiores taxas de alfabetização.
4. Liechtenstein
O sistema de educação atual do país é resultado de políticas implementadas em 1971. Desde então, o governo tem fortalecido as instituições educacionais do país.
A taxa de alfabetização é de 100%. Em 2004, novas alterações foram feitas na política educacional, contornando um decreto para adicionar mais instituições de ensino para atender um aluno com deficiência psicológica.
3. Groenlândia
O sistema político da Groenlândia se preocupa com os níveis de educação e alfabetização do país. Muito do PIB é gasto nas instituições educacionais, com ênfase na vocação educacional.
Desde os anos 1980, o sistema de vocação educacional foi estabelecido, de maneira a gerar profissionais com conhecimentos práticos. A Groenlândia é um do países com as maiores taxas de alfabetização do mundo, em 100%.
2. Finlândia
A Finlândia gasta 7% do seu PIB no setor educacional. O governo tomou muitas iniciativas para disseminar a educação pelo país. Desde a educação básica à superior, muitas das instituições fornecem um ensino gratuito.
1. Andorra
Andorra é uma nação com população 100% virtualmente alfabetizada. O governo do país desempenhou um papel significativo em alcançar tal objetivo ao implementar leis e regras que tornam a educação algo compulsório. Crianças entre 6 e 16 anos precisam ir à escola.
O governo fornece educação gratuita até o nível secundário. Grande parte do PIB é gasto no setor educacional, o que promove a alta taxa de alfabetização do país.