Os 10 animais mais inteligentes do mundo

Dominic Albuquerque
Um orangotango descansando. Imagem: Pexels

Os humanos têm a tendência de se sentirem seguros no topo da cadeia alimentar. Nós subestimamos o fato de que somos os animais mais inteligentes do planeta sem considerarmos o que é que nos separa do resto. É a capacidade de planejar, o uso de ferramentas ou o fato de construirmos relações sociais complexas? Outras espécies animais possuem algumas dessas características, e algumas apresentam todas.

Veja abaixo a lista dos 10 animais mais inteligentes do mundo em ordem.

10. Rato

animal1

Não é uma coincidência que tenhamos usados ratos por anos em pesquisas de laboratório com animais. Apesar de terem um cérebro pequeno e pouco desenvolvido em comparação, suas funções mentais são extremamente similares ás dos humanos, e sua estrutura cerebral também é comparável.

Eles têm a habilidade de desvendar labirintos, memorizar rotas e realizar tarefas complexas com múltiplos passos.

Os ratos também são animais sociais. Quando sozinhos, eles começam a exibir sinais de solidão e depressão. Essas diferenças psicológicas e sociais tornam os ratos um dos animais mais inteligentes do mundo.

9. Pombo

animal2

Ironicamente, os pombos vêm na posição seguinte, e em alguns lugares são conhecidos como “ratos voadores”.

Os pombos conseguem reconhecer seu próprio reflexo, o que demonstra um senso complexo de auto reconhecimento. Eles têm a habilidade de reconhecer pessoas e locais específicos, mesmo deois de meses e até anos.

Sua memória é precisamente o motivo de terem sido usados para carregar mensagens a longa distância durante séculos. Os pombos conseguem identificar todas as letras do alfabeto inglês, e reconhecer a diferença entre duas pessoas em fotos.

8. Corvo

animal3
Imagem: Rudmer Zwerver/Shutterstock.com

Os corvos são animais inteligentes, e também usados como mensageiros, como os pombos. Eles conseguem usar táticas de grupo complicadas quando em combate com outros animais. Além disso, conseguem aprender a falar, e possuem uma memória impressionante.

Pesquisadores registraram momentos em que corvos alteraram seus padrões migratórios para evitar áreas perigosas, e alguns corvos já foram pegos memorizando rotas de lixo, assim como horários, para conseguir roubar um pouco de comida de caminhões.

Os corvos possuem o maior cérebro de todas as espécies aviárias, e a habilidade de reconhecer rostos humanos.

7. Porco

animal4
Imagem: Sonsedska Yuliia/Shutterstock.com

Os porcos são capazes de compreender o conceito de reflexo com apenas seis semanas de idade; isso é algo que crianças humanas levam alguns meses para processar.

Além disso, porcos têm aproximadamente 20 sons diferentes que usam para se comunicar, e porcas mães cantam para seus filhotes quando estão amamentando. Os porcos respondem às emoções e até demonstram empatia, algo extremamente raro no reino animal.

6. Polvo

animal5
Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock.com

O polvo é o único invertebrado da lista. Polvos presos já foram vistos usando um planejamento complexo, com diversos passos, para escapar de cativeiro, e outros conseguiram danificar objetos de fora do tanque ao jogar água neles de maneira contínua e intencional.

Eles jogaram até pedras contra o vidro, além de abrirem frascos com tampas de rosca.

5. Papagaio-cinzento

animal6
Imagem: avers/Shutterstock.com

O papagaio-cinzento ocupa o local mais alto dentre as espécies aviárias da lista. A estimativa é de que sejam tão inteligentes quando um humano de cinco anos. Esses papagaios não apenas aprendem a fala humana, mas conseguem armazenar um vocabulário impressionante (até centenas de palavras).

Além disso, os papagaios-cinzentos entendem as dimensões espaciais, reconhecem e identificam formas e cores e até podem aprender as relações entre grande e pequeno, diferente e igual, e abaixo e acima.

4. Elefante

animal7

Além de terem uma grande memória, os elefantes também são inteligentes. Eles possuem uma estrutura social complexa, e já foram testemunhados participando de rituais funerais, assim como passando por um período de luto após uma perda.

Os elefantes também conseguem usar ferramentas, além de medicarem a si mesmos: eles comem as folhas de algumas plantas para curar enfermidades e até mesmo induzir o trabalho de parto.

Outra característica dos elefantes é o seu altruísmo. A maioria dos animais não possui o raciocínio abstrato necessário para esse tipo de ação. Elefantes podem se sacrificar se acreditarem que isso vai permitir o resto do grupo ou seus filhotes a fugirem.

3. Chimpanzé

animal8
Imagem: Kletr/Shutterstock.com

Nosso parente genético mais próximo ocupa o terceiro lugar na lista dos animais mais inteligentes do mundo. Os chimpanzés compartilham 98% do seu DNA com humanos, e são nativos da África Subsaariana.

Eles conseguem usar ferramentas, e já foram vistos improvisando no uso de objetos que estavam disponíveis para construir algo que precisavam. Esses macacos também usam técnicas psicológicas: em suas próprias famílias, os chimpanzés manipulam os outros para que realizem certas coisas.

Um fato único nos chimpanzés é que cientistas descobriram membros adultos de uma unidade familiar ensinando aos mais novos uma língua de sinais. O mais interessante é que não havia nenhuma interação ou influência humana no processo; os chimpanzés decidiram por si a ensinar uma língua de sinais aos mais novos, e estavam usando-a para se comunicar dentro do grupo.

2. Golfinho nariz-de-garrafa

animal9
Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock.com

Há mais de oito espécies de golfinhos, mas somente essa entrou na lista. Eles possuem o maior cérebro dentre os parentes, e são o único tipo de golfinho sem vértebras cervicais fundidas, o que os permite exibir aqueles movimentos da cabeça que parecem um “sim” humano.

Além de serem facilmente treináveis, golfinhos são capazes de se reconhecerem em espelhos, perceber marcas estranhas em seus corpos num reflexo, reconhecer imagens na televisão, e terem uma memória impressionante.

Golfinhos já conseguiram lembrar chamados de um parceiro após ficarem separados por mais de 20 anos. Por fim, os golfinhos possuem uma língua específica à sua própria espécie, e mudam para uma “língua comum” quando encontram com outras espécies de golfinhos. Eles também já foram vistos cooperando outras espécies, inclusive a humana e a das falsas-orcas, na hora de caçar.

1. Orangotango

animal10
Imagem: Everything I Do/Shutterstock.com

Os orangotangos ocupam a primeira colocação da lista. Assim como os chimpanzés, eles são capazes de aprender linguagem de sinais, usar ferramentas, e possuem uma estrutura social complexa, que envolve rituais.

O que os separa de fato do resto é sua habilidade cognitiva de compreender o motivo por trás de uma ação. Em cativeiro, um orangotango foi ensinado a usar ferramentas, e o processos de construir uma estrutura simples. Quando foi solto no mundo selvagem, os pesquisadores observaram esse mesmo orangotango improvisando ferramentas de acordo com o que podia encontrar, e então construindo uma estrutura similar para se proteger da chuva.

Os orangotangos compartilham 97% de DNA com os humanos. Seu uso de ferramentas é um dos mais altos quando comparado ao de outras espécies. Eles conseguem usar martelos e pregos, e alguns orangotangos aprenderam até a usar uma mangueira para sugar líquidos.

Compartilhar