Fusos horários são zonas de horários diferentes, criadas ao longo do planeta para que as horas do dia acompanhem a luz do sol, grosso modo. Tendo isso em vista, pode-se imaginar que os países com a maior extensão longitudinal tem a maior variedade de fusos. Todavia, não é bem isso que acontece.
O que ocorre é que fatores históricos, como a colonização de um país, podem afetar diretamente o fuso horário utilizado. No panorama geral, fusos horários seriam divisões de 24 partes longitudinais do globo: quanto mais ao leste, mais adiantado o relógio. Desse modo, cada 15° corresponderiam a uma hora adiantada.
Acontece que muitos países e regiões seguem fusos completamente diferentes por motivos culturais, políticos e geográficos. Aqui no Brasil, por exemplo, o horário de verão era uma alteração temporária no fuso para aumentar o aproveitamento da luz solar durante o dia. Isso porque, pela inclinação da Terra, a duração dos dias e a incidência de luz aumentam no verão.
Oficialmente, de acordo com o Guinness World Records, a França contém o maior número de fusos no planeta: 12 no total. Isso ocorre, contudo, porque a França ainda tem controle sobre territórios colonizados ao redor do globo, como a Polinésia Francesa.
Existem, na verdade, mais que 24 fusos horários
No total, são 38 fusos ao invés de 24, incluindo inclusive muitos que não seguem o padrão de 1 hora a cada 15°. O fuso do Nepal, por exemplo, tem uma variação de 15 minutos em relação à maioria dos demais do planeta: UTC+5:45.
A Rússia e os Estados Unidos, nesse sentido, têm 11 fusos cada, por exemplo. Antártica, Austrália e Reino Unido possuem 9 cada um. No caso do Reino Unido, apenas 1 fuso é oficial para o país em si, e outros 8 fusos pertencem a domínios ao redor do mundo, como é o caso da França.
O Canadá vem em seguida, com 6 fusos. O Brasil possui 4: Horário Padrão de Fernando de Noronha (GMT-2), Horário Padrão de Brasília (GMT-3), Horário Padrão do Amazonas (GMT-4) e Horário Padrão do Acre(GMT-5).
China e Índia, apesar de suas extensões continentais, possuem apenas um fuso oficial cada. Ou seja, quanto mais ao leste, mais tarde o sol se põe.
Por que acontece essa variação de horário?
Como citado acima, o momento de nascer e pôr do sol variam conforme muda a localidade ao longo da extensão do planeta. Como a Terra gira em torno do Sol, a luz da nossa estrela chega antes no oeste (já que a Terra gira no sentido anti-horário, de oeste para leste). Assim, em um mesmo momento, é dia em um lado do planeta e noite de outro.
Contudo, a duração dos dias pode variar de acordo com o eixo de rotação do planeta. A Terra gira em uma inclinação de 26°26′, o que também cria as estações do ano.