As estações do ano no Brasil

Adriana Tinoco
Folhas ao longo das estações. Imagem: Unsplash

Como são as estações do ano no Brasil? Sabemos que o ano é dividido em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Essa divisão ocorre com base no clima, na ecologia e em padrões astronômicos. Algumas partes do mundo vivem todas as quatro estações clássicas, mas outras têm apenas duas estações ou mesmo uma. A localização do Brasil também determina como ele passa pela primavera, verão, outono e inverno.

Por que as estações do ano existem?

Durante  365 dias, a Terra completa uma volta ao redor do Sol, no movimento chamado translação. Enquanto isso, todos os dias, o planeta gira uma vez em seu próprio eixo. Esse  movimento é chamado de rotação. Contudo, quando gira, nosso planeta não está perfeitamente alinhado verticalmente, apresentando inclinação em um ângulo de 23,5 graus.

Por conta da inclinação, conforme  a Terra realiza o movimento de translação, diferentes regiões do planeta estão voltadas para o Sol, de forma mais direta, durante o dia em diferentes épocas do ano. Dessa forma, surgem as estações do ano e por isso elas não são idênticas em todos os países.

Além das estações, outra influência da inclinação está na distribuição diária de luz solar. Se não houvesse a inclinação, todo o planeta teria dias e noites de exatas 12 horas. Com a inclinação, os dias em algumas regiões são mais longos ou, ao contrário, as noites são mais compridas. 

Movimento de rotação e translação
Diagrama com os movimentos de translação e rotação que geram as estações do ano no Brasil e em todo o mundo. Imagem: Wikipédia.

Como o movimento da terra afeta as estações?

As estações astronômicas

Como vimos no tópico anterior, o ciclo das estações do ano é regido pela posição da Terra em relação ao sol. Dessa forma, dependendo da época do ano, um hemisfério do planeta estará mais perto do sol. Consequentemente, o hemisfério mais próximo do sol estará no verão, enquanto o hemisfério mais distante do sol passará pelo  inverno.

As temporadas de inverno e verão têm os dias mais curtos e mais longos do ano, respectivamente. Por exemplo, o dia mais curto do ano ocorre quando o hemisfério sul está mais distante do sol e, portanto, vivenciando o inverno. Isso é chamado de solstício de inverno e ocorre em 21 ou 22 de junho, sendo classificado como o primeiro dia do inverno astronômico.

O dia mais longo do ano acontece durante a temporada de verão, quando o hemisfério sul está mais próximo do sol. Este é o solstício de verão e ocorre entre 20 e 21 de dezembro,  classificado como o primeiro dia astronômico do verão.

Vale destacar que enquanto  o hemisfério sul vivencia seu solstício de inverno, no hemisfério norte tem seu solstício de verão e vice-versa. As estações trocam conforme a exposição aos raios solares, em outras palavras, conforme o movimento orbital da Terra em relação ao Sol. Por essa razão, os hemisférios sul e norte sempre estarão passando por estações opostas.

Entre inverno e verão há o equinócio, quando dia e noite possuem o mesmo tamanho, pois o sol encontra-se exatamente sobre a linha do equador. O equinócio ocorre duas vezes no ano, marcando o início do outono, por volta de 20 e 23 de março (equinócio de outono), e da primavera, entre 21 e 23 de setembro (equinócio de primavera).

solstício de verão → equinócio de outono → solstício de inverno → equinócio de primavera

As estações meteorológicas

As estações meteorológicas levam em conta datas e o clima durante o ano. O ano-calendário é dividido em quatro estações, cada uma delas com duração exata de três meses, tendo como base o ciclo de temperatura anual. O inverno ocorre durante os três meses mais frios do ano, o verão nos três meses mais quentes e a primavera e o outono marcam os meses de transição restantes, no seguinte ciclo:

Verão → Outono → Inverno → Primavera

O padrão das estações meteorológicas permite que os meteorologistas comparem as estações entre si, façam cálculos e realizem previsões para os próximos anos, ajudando diversas áreas, como agricultura e economia.

Estações do ano no Hemisfério Norte

  • Verão: começa por volta de 21 de junho e termina geralmente em 23 de setembro. 
  • Outono: tem início mais ou menos em  23 de setembro e finaliza-se em 21 de dezembro. 
  • Inverno: inicia-se por volta de 21 de dezembro e termina por volta do dia 20 de março. 
  • Primavera: inicia-se no dia 20 de março e termina em 21 de junho. 

Estações do ano no Hemisfério Sul

  • Verão: normalmente tem início em 21 de dezembro e termina em  20 de março.
  • Outono: começa por volta do dia 20 de março e chega ao fim em  21 de junho. 
  • Inverno: inicia-se mais ou menos no dia 21 de junho e termina 21 de setembro. 
  • Primavera: tem início no dia 22 de setembro e finaliza-se em  21 de dezembro. 

Características das estações do ano no Brasil

E como acontecem as estações do ano no Brasil? Os efeitos das estações diferem nas diversas regiões da Terra, o que inclui o Brasil.

Perto do equador, por exemplo, não há muitas diferenças entre as quatro estações. Todos os dias do ano tem a mesma duração: 12 horas, assim como a noite. Os moradores dessa área definem as estações pela quantidade de chuva (estação chuvosa e estação seca) e não pela quantidade de luz solar.

Já nos Polos, Norte e Sul, a cada ano há 6 meses de sol e 6 meses de escuridão, isso porque a inclinação do eixo da Terra faz com que a luz solar recaia quase que de maneira reta sobre um dos polos, deixando o outro no escuro. 

Com as estações do ano no Brasil, não ocorre nada tão extremo, ainda assim, a localização do país gera algumas particularidades. Vivenciamos as quatro estações, por exemplo, mas primavera e outono não são tão bem definidas como o inverno e o verão. 

Verão

mar rio de janeiro
Estações do ano no Brasil: Rio de Janeiro. Imagem: Pixabay

O verão no Brasil acontece de 21 de dezembro a 21 de março, sendo esta a estação mais quente do ano. A temperatura do verão pode chegar a 44 °C. Essa é a principal temporada turística do país, famoso por suas praias. A estação também traz chuvas fortes e, muitas vezes repentinas, além de dias mais longos.

Outono

limoeiro
Estações do ano no Brasil: Outono, a estação das frutas. Limoeiro. Imagem: Unsplash

O outono ocorre no Brasil entre 21 de março e 20 de junho, época famosa pela queda das folhas das árvores. O Outono também é conhecido no Brasil como Estação das Frutas, pois é época de colheita de muitas frutas: banana, maçã e limão. Nesse período, o calor, a umidade  e as chuvas começam a diminuir. Geadas e nevoeiros são comuns em algumas regiões do país.

Inverno

estações do ano no Brasil: inverno
Estações do ano no Brasil: inverno em Pedra Azul, Espirito Santo. Imagem: Unsplash

De 21 de junho a 23 de setembro é inverno no Brasil. No país, as temperaturas caem, permanecendo moderadas na maior parte das regiões, embora algumas áreas enfrentem um frio mais severo e pode até nevar. Neste período, as chuvas são mais escassas e o clima seco, por isso essa é a estação das doenças respiratórias, provocadas pela baixa umidade.

Primavera

estações do ano no brasil
Estações do ano no Brasil: primavera. Árvores florescendo em São João del Rei, MG. Imagem: Unsplash

De 23 de setembro a 21 de dezembro ocorre a Primavera no Brasil, popularmente  conhecida como Estação das Flores, já que muitas espécies florescem nesse período. A estação é chuvosa e pode apresentar chuvas tropicais e tempestades.

Curiosidades sobre as estações do ano

  • As folhas caem das árvores devido às temperaturas mais frias do outono.
  • Novas folhas e botões de flores surgem  à medida que o clima esquenta na primavera.
  • O horário de verão foi ideia do estadunidense Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. Contudo, só durante a I Grande Guerra foi encarada mais seriamente. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a colocar a medida em prática.
  • A China possui cinco as estações do ano: Primavera, Verão, Estio, Outono e Inverno 
  • Na Índia, há apenas três estações: quente, frio e chuvoso.
  • Polo Norte e Polo Sul apresentam apenas duas estações no ano: o inverno e o verão.
  • Animais, como algumas espécies de ursos, esquilos, morcegos, entre outros, hibernam durante o inverno para poupar energia, já que os alimentos são escassos. Eles despertam durante a primavera.
  • Durante a primavera, as aves migratórias também retornam a sua região de origem  
  • A Torre Eiffel, em Paris, na França, fica cerca de 15 cm mais alta durante os meses de verão, por conta do processo de expansão do ferro pelo calor.
Compartilhar