Neve no Brasil: onde e por que ocorre o fenômeno

Adriana Tinoco
Neve em Gramado, RS.

A neve no Brasil é uma ocorrência comum em muitas regiões serranas do sul, nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A formação de neve acontece por conta de vários fatores, que provocam mudança de estado físico da água. Para nevar, são necessárias temperaturas abaixo de zero, inclusive no solo. Por isso, a neve no Brasil não é algo tão comum fora das regiões serranas — alta umidade do ar e grandes altitudes são facilitadores.

O processo para que esse fenômeno meteorológico ocorra se inicia na nuvem, com a formação de pequenos cristais de gelo que se juntam em flocos de neve. Para que a neve chegue à superfície terrestre da mesma forma que saiu da nuvem, é preciso que o caminho entre a nuvem e a superfície esteja com temperaturas abaixo de zero em todo o trajeto. 

Como é possível haver neve no Brasil?

Apesar do calor que domina boa parte do Brasil, não apenas é possível haver neve no Brasil, como chega a ser relativamente comum em algumas regiões. O fenômeno ocorre principalmente na região Sul, que recebe massas de ar frias vindas do Polo Sul durante o inverno.

Como já foi dito, para que a neve se forme, baixas temperaturas, a alta umidade do ar e grandes altitudes são cruciais. Consequentemente, as regiões com maior probabilidade de ocorrência de neve são as regiões mais altas e mais frias, como a serra catarinense e a serra gaúcha. Assim, são desses dois estados as mais severas nevascas que o país já registrou.

neve no sul do brasil
Neve na zona rural de São Joaquim, Santa Catarina, Brasil, em agosto de 2010. Imagem por Arthur Puls em Wikipédia.

O histórico de ocorrência de neve no Brasil

Consta do ano de 1816, o primeiro registro de neve no Brasil. De lá para cá, o fenômeno se repetiu muitas vezes e, desde 2005, vem acontecendo anualmente. A região sul costuma ser palco do fenômeno, mas não é a única região do país a presenciar a neve.

Em 1879, a cidade de Vacaria (RS), no dia 7 de agosto de 1879, registrou a maior nevasca brasileira, em que a neve acumulou cerca de dois metros. O segundo recorde de acúmulo de neve aconteceu em São Joaquim (SC), em 20 de julho de 1957, com 1,30 metros de neve. Provando que não é só no sul que a neve pode se formar, o terceiro lugar é ocupado por Itatiaia (RJ), que em 1985 ficou com 1 m de neve acumulada.

A neve no Brasil costuma ocorrer mais comumente nos meses de junho, julho e agosto, ou seja, durante o inverno. No entanto, o fenômeno meteorológico já ocorreu em outros períodos, como em 1999, quando nevou em abril na cidade de São Joaquim, e em outubro, em São Francisco de Paula (RS).

São Joaquim (SC), aliás,  é um dos locais onde mais neva no Brasil, pois entre junho e agosto as temperaturas podem chegar a -​10ºC. A cidade já chegou a enfrentar até 12 dias de neve.

Cidades onde você pode ver neve no Brasil

Devido ao clima, neve no Brasil não é algo tão comum quanto em países mais frios, portanto, se você quer presenciar o fenômeno, é preciso escolher o local certo, onde de fato seja comum.

São Joaquim (SC)

A já citada São Joaquim possui inverno intenso e alta ocorrência de neve, principalmente entre junho e setembro, quando as temperaturas ficam negativas.

Gramado (RS)

Além de São Joaquim, outras cidades servem de destino para quem busca neve. Gramado é uma das cidades mais famosas quando o assunto é neve. Entre os meses de julho e agosto, época em que ocorre o frio mais rigoroso, a temperatura na cidade varia de 5 °C a 15 °C, podendo chegar a temperaturas negativas quando uma massa polar alcança a região. 

Canela (RS)

A 9 km de distância de Gramado, na cidade vizinha, Canela, também pode ocorrer neve,  já que as condições climáticas são muito similares às de Gramado. 

Urubici (SC)

Localizada a 915 metros de altitude, Urubici é uma das cidades mais frias da serra catarinense. Por conta da alta elevação, é comum ocorrer geadas e nevascas durante o inverno, quando a temperatura pode ficar abaixo de 0º C. 

Urupema (SC)

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, o que significa que as temperaturas são baixas durante todo o ano, sendo que a média anual não passa dos 13 °C. Na cidade, costuma nevar todos os anos, especialmente entre os meses de junho e setembro.

Bom Jardim da Serra (SC)

Assim como as outras cidades da serra catarinense já citadas, também é comum a formação de neve na região, geralmente entre junho e agosto. 

Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul costuma receber massas polares oceânicas que fazem um inverno frio e úmido. A cidade tem temperaturas baixas e, no inverno, é um dos lugares que mais neva no Brasil.

São José dos Ausentes (RS) 

São José dos Ausentes possui o título de cidade mais fria do Rio Grande do Sul, assim é comum ocorrer geada com frequência e neve anualmente.

Outras regiões onde neva

Outras regiões do Brasil não possuem grandes possibilidades de neve, mas — embora bem mais raras que no sul — Sudeste e Centro-Oeste já registraram neve.

Neve no Sudeste

São Paulo

No estado de São Paulo, há registros de ocorrência de neve na capital (25 de junho de 1918), na região metropolitana e em boa parte do estado. Existem, por exemplo,  relatos de neve em Campos do Jordão nos anos de 1928, 1942, 1947 e 1966.

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais possui clima seco no inverno, com geada nas regiões central, oeste e sul. Em 1985, 1988 e 2012, houve ocorrência de neve no Parque Nacional de Itatiaia, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Há ainda registros não oficiais de neve em Monte Verde em 1979 e em 1999. Em 19 de junho de 1843 também há um relato de queda de neve em Ouro Preto, divulgado no Diário Oficial da União.

Rio de Janeiro

Como já dito, nevou em Itatiaia em 1985, 1988 e 2012, além de outros registros que não foram oficialmente confirmados em 1928, 1970, 1973, 1975, 1991, 1994, 1999, 2001, 2004 e 2006. 

Espírito Santo

No Espírito Santo há relatos de neve por parte dos funcionários mais antigos do Parque Nacional do Caparaó (localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais), mas não há registo oficial.

Neve no Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

Em 23 de julho de 2013, nevou fraco e por alguns minutos em Paranhos, cidade situada no sul do estado. Neste município, há outro registro de neve, de 1975.

Goiás e Distrito Federal

Um relato de viagem de Cunha de Menezes, com data de 10 de outubro de 1778,  chamado “Jornada que fez Luiz da Cunha Meneses da Cidade de Bahia para Vila Boa Capital de Goyaz”, aponta que houve neve em Contagem de São João das Três Barras – onde atualmente se localiza Sobradinho (DF) – e em Mestre d’Armas – atual Planaltina (DF). Na época, a região fazia parte da Capitania de Goiás.

Compartilhar