Teorias da conspiração são criadas sobre “navio” em plataforma de gelo na Antártica, vista pelo Google Earth

Felipe Miranda
(Imagem: Google Earth)

Uma simples placa de gelo está causando um alvoroço entre os conspiracionistas. Agora, novas Teorias da conspiração têm como alvo uma plataforma de gelo de 120 metros na Antártica, a 160 quilômetros do continente.

Acredite: há grupos de conspiracionistas pela internet acreditando até mesmo de que o objeto avistado trata-se de um navio secreto nazista, ou  nave secreta para a elite mundial, para levá-los da Terra no caso de um desastre global (e a pandemia já não seria um desastre global?).

A placa de gelo está localizada entre a Nova Zelândia e a Antártica, a 160 quilômetros do continente Antártico, flutuando pelo oceano. As pessoas insistem que veem, na placa, chaminés e cabines.

Como a informação corre rápido, muitas outras teorias malucas foram pensadas, além da nave para elites e um navio secreto nazista. Também foi proposto, por exemplo, um navio de uma civilização antiga perdida. 

O navio de gelo

O alarde começou quando um internauta, brincando no Google Earth (uma versão mais completa e com uma função um pouco diferente do google maps), encontrou o que parecia um navio de gelo com 120 metros de comprimento. 

Veja, na imagem abaixo, que de fato apresenta semelhanças. Mas é a mesma coisa que fazia com que você, quando criança, visse o mapa do Brasil ao jogar um pouco de água em um chão de concreto. São coincidências que nos parecem objetos. 

este
(Imagem: Google Earth)

Foi um youtuber que apresentou ao mundo as suas observações, o MrMBB333, e o vídeo está disponível neste link. No momento da publicação deste texto, o vídeo já está com mais de 300 mil visualizações. 

O autor também sugere que há outras estruturas além do suposto navio de gelo, como um estacionamento para carros, que pode ser acessado através de uma entrada escondida por ali.

“Parece um iceberg aleatório, mas uma parte parece ter sido construída com um propósito, parece uma entrada e as características simétricas parecem ter sido criadas”, diz ele no vídeo.

O navio sobre a plataforma de gelo na Antártica é real?

Já falamos aqui sobre um suposto osso humano em Marte, visto por internautas em uma foto da NASA. Trata-se de um fenômeno chamado pareidolia, que é a tendência de encontrarmos padrões em formações aleatórias, como rochas, montanhas e nuvens. 

É esse fenômeno que explica muitos avistamentos de coisas sobrenaturais, de naves alienígenas. E pode explicar também um navio de gelo parado sobre uma plataforma de gelo na Antártica.

O ser humano possui medo do desconhecido e, por questões de sobrevivência, precisou desenvolver a capacidade de identificar padrões. É algo bom em determinados pontos, mas também precisamos conviver com os pontos negativos.

A Antártica é sempre alvos dessas teorias. Pense bem: porque deixariam uma coisa tão secreta vazar no Google Earth? É como diz Carl Sagan em um trecho de seu livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios:

“Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde elas não existem. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.”

Compartilhar