Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

A verdadeira história por trás do ‘osso humano’ encontrado em Marte

Em 2014 uma imagem da NASA alimentou algumas teorias da conspiração pelo que parecia ser um osso humano jogado no solo do planeta Marte.

Osso humano encontrado em Marte
(Créditos da imagem: NASA)

Em 2014 uma imagem da NASA viralizou nas redes sociais, alimentando algumas teorias da conspiração pelo que parecia ser um osso humano jogado no solo do planeta Marte. É claro que não era um osso.

A imagem foi capturada em 2014 por uma câmera do famoso rover Curiosity, missão lançada da terra em novembro de 2011 e que aterrissou em Marte no mês de agosto do ano seguinte, 2012.

A NASA precisou esclarecer a situação, e disse que o formato de osso humano foi uma coincidência, e que se trata apenas de uma rocha que foi esculpida pela erosão causada pela água ou pelos ventos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Em um comunicado da época, um porta-voz diz: “Se alguma vez existiu vida em Marte, os cientistas esperam que sejam pequenas formas de vida simples chamadas micróbios.”.

Ele completa explicando a possibilidade de tipos de vida maiores do que a vida microscópica:

“Marte provavelmente nunca teve oxigênio suficiente em sua atmosfera e em outros pontos para suportar organismos mais complexos. Portanto, fósseis grandes não são prováveis”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Não há só o osso humano, esse engano é bastante comum

Já havia ocorrido algo parecido em Marte em 1976, por causa de uma mancha que parecia ser uma escultura de um rosto. Entretanto, isso aconteceu porque a resolução das imagens não era muito boa.

Alguns anos mais tarde, com a melhora da resolução nas imagens, constatou-se que era apenas uma formação rochosa. Ainda assim, hoje há blogs e pessoas que continuam acreditando.

A evolução ao longo dos anos nas fotos da ‘Cydonia face’ (rosto de Cydonia), como ficou conhecida, pode ser vista na imagem abaixo:

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Cydonia Face. A melhoria na resolução das imagens da NASA com os anos revelou o que é de verdade.

Não precisamos ir ao espaço para ver mais desses casos. Alguns desenhos de civilizações antigas, como os egípcios e os sumérios, acabam sendo interpretados de forma errada.

O livro ‘Eram os Deuses Astronautas’, de Erich von Däniken, por exemplo, cita alguns desenhos como exemplos de visitas alienígenas no passado, já que alguns desenhos lembram foguetes e roupas de astronautas.

Por que vemos padrões em objetos aleatórios?

Conspiracionistas podem argumentar que a NASA está tentando enganar as pessoas. Entretanto, o único que te engana é o seu cérebro. É um fenômeno chamado de pareidolia.

Sabe quando você olha para as nuvens e identifica padrões, como animais e objetos, ou quando você olha para uma árvore e enxerga um rosto? Pois bem, isso é a pareidolia. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

É esse mesmo fenômeno que também explica outros relatos de observações estranhas, como ovnis, fantasmas ou qualquer coisa sobrenatural; é algo que se desenvolveu por questões evolutivas.

O espaço é um terreno fértil para isso, pois pela imensidão, ocorrem muitas coisas aleatórias, que em algum momento, parecerão familiares. Muitas nebulosas, por exemplo, recebem nomes de a acordo com a aparência, gerando até mesmo formas muito complexas, como a nebulosa Elmo de Thor:

Nebulosa Elmo de Thor. Note a barba, o bigode, desenhado com a linha rosa, e o Elmo, em azul. É possível ver até mesmo a linha do que seria um nariz.
(Créditos da imagem: ESO / ESA)
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Saúde & Bem-Estar

Muitas estimativas e estudos indicam que os vírus evoluíram há muito tempo e, desde então, vêm infectando outros organismos. Quando um vírus ataca uma...