Connect with us

Planeta Terra

Moscas são enganadas por ilusões ópticas como nós

Published

on

Um novo estudo mostrou que as moscas são enganadas por ilusões ópticas, assim como os humanos.

O trabalho foi desenvolvido pela Universidade de Yale. Os pesquisadores avaliaram de perto a atividade cerebral das moscas-das-frutas (Drosophila). As moscas tiveram contato com uma imagem semelhante a esta logo abaixo, que embora estática, parece estar girando.

Advertisement

Como as moscas são enganadas por ilusões ópticas?

O cérebro destas moscas é simples, praticamente do tamanho de uma semente de papoula e possui cerca de possui 100 mil neurônios. Estes cérebros minúsculos foram vastamente estudados e mapeados por cientistas, permitindo que a atividade dos neurônios possa ser visualizada de perto.

Advertisement

Inicialmente os pesquisadores perceberam que a cabeça das moscas se moviam instintivamente em direção à imagem de ilusão de ótica. Isso provavelmente indicou que ela estava percebendo a imagem estática como uma imagem em movimento. Em seguida, a atividade cerebral da mosca reagiu como se estivesse vendo uma imagem em movimento.

Segundo os pesquisadores, é dessa forma que os humanos percebem a ilusão de ótica. Além disso, eles passaram a brincar com as células cerebrais do animal, usando a neurogenética. Algumas tiveram os neurônios que lidam com a detecção de movimento “desligados” , isso fez a ilusão desaparecer, confirmando a sua hipótese.

Advertisement

LEIA TAMBÉM: Antepassado de todos os animais identificado em fósseis australianos

“Foi emocionante descobrir que as moscas percebem o movimento em imagens estáticas da mesma forma que nós”, comentou o autor do estudo e professor associado de biologia molecular, Damon Clark. “O último ancestral comum de moscas e humanos viveu meio bilhão de anos atrás”, completou.

Advertisement

Ainda assim, as duas espécies desenvolveram estratégias semelhantes para perceber o movimento. Os pesquisadores também acreditam que essa descoberta pode ajudar a compreender o sistema visual humano.

A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. Com informações IFL Science.

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.