Monólito misterioso de Utah desapareceu, dizem funcionários

Amanda dos Santos
Foto: UTAH DPS

Lembra do misterioso monólito de metal encontrado no deserto de Utah, semana passada? A estrutura foi removida, disseram as autoridades de Utah no sábado, acrescentando que não a retiraram.

Ou seja, tão misteriosamente quanto chegou, o monólito de metal que foi descoberto na semana passada por funcionários da segurança pública de Utah sumiu. Ele era uma estrutura de metal com três lados e foi removida na noite de sexta-feira por um desconhecido. Isso ocorreu no terreno público em que foi encontrada, disse o escritório federal de Utah em um comunicado.

A agência reitera que não removeu o monólito e que o considera “propriedade privada”.

Objeto de monólito simplesmente sumiu

O Departamento de Segurança Pública de Utah disse na segunda-feira ter encontrado o objeto durante a pesquisa de carneiros selvagens.

Por sua vez, o departamento informou pelo Instagram: “Quase tão rapidamente quanto apareceu, agora desapareceu”. Com um comentário curioso à parte, eles especularam que os alienígenas o pegaram de volta, usando o emoji de extraterrestre.

dois funcionários inspecionando o monólito
Dois funcionários inspecionando o monólito em busca de pistas. Foto: Departamento de Segurança Pública de Utah / EPA-EFE

Inclusive, uma pessoa comentou “Talvez ele pare e nos visite no Canadá!!”. Portanto, foi um mistério como o monólito foi instalado, em primeiro lugar. O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública, disse esta semana que o monólito foi incrustado na rocha.

LEIA TAMBÉM: Detetives da internet podem ter resolvido o mistério do monólito de Utah

Logo, conforme o tenente relatou, alguém teve o trabalho de usar algum tipo de ferramenta para corte de concreto ou algo para cavar, quase na forma exata do objeto, e embuti-lo muito bem.

O que é estranho. Há estradas por perto, mas transportar os materiais de corte da rocha e o metal, com mais de 3,6 metros de altura em seções, além de fazer tudo isso em um lugar remoto é definitivamente interessante, disse ele.

Ninguém sabe de onde o monólito surgiu

As autoridades falaram que a estrutura provavelmente era uma obra de arte. Então, sua instalação em terras públicas era ilegal. Assim, não ficou claro quem o colocou lá , nem quando, mas o mundo da arte rapidamente especulou que era obra de John McCracken. Ele era um escultor apaixonado por ficção científica e morreu em 2011.

comparação das obras
David Zwirner disse que o objeto parece quase idêntico a “Fair”, 2011, de John McCracken. A partir da esquerda: Departamento de Segurança Pública de Utah / EPA-EFE; O espólio de John McCracken e David Zwirner

Seu filho, Patrick McCracken, disse ao The New York Times que seu pai lhe disse em 2002 que “gostaria de deixar suas obras de arte em lugares remotos para serem descobertas mais tarde”.

Embora as autoridades tenham se recusado a revelar a localização do monólito, algumas pessoas o rastrearam. David Surber, por exemplo, visitou a estrutura esta semana e postou vídeos no Instagram. Ele revelou que ela estava localizada perto da Lockhart Basin Road, ao sul de Moab.

O Bureau of Land Management disse que não investigaria o desaparecimento porque “crimes envolvendo propriedade privada” são administrados pelo gabinete do xerife local. Já os escritórios do xerife de San Juan e Grand Country não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Compartilhar