Connect with us

História

Uma misteriosa cruz gigante foi encontrada no Paquistão

A descoberta de uma misteriosa cruz gigante levantou um debate: ela foi feita por budistas ou por cristãos? O artefato foi achado no Paquistão

Published

on

Símbolo budista ou um objeto cristão da Idade Média? Uma misteriosa cruz gigante foi encontrada no Paquistão e tem gerado debate entre os pesquisadores, que desconhecem, por enquanto, a sua origem. Provavelmente ela é fruto de uma época em que o atual território paquistanês passava por diversas mudanças religiosas.

O artefato foi encontrado por pesquisadores da Universidade do Baltistão, que fica no noroeste do Paquistão. A descoberta foi feita pelo professor Muhammad Naeem Khan e mais dois colegas, enquanto exploravam as montanhas da cidade de Skardu, junto com moradores locais.

A misteriosa cruz gigante pesa de 3 a 4 toneladas

Esculpida em mármore, seu peso varia entre 3 e 4 toneladas, conforme apontaram os estudos preliminares. Ela tem 2,1 metros de altura e 1,8 metro de largura. A misteriosa cruz gigante estava 2 quilômetros distante do acampamento base da equipe.

Advertisement

VEJA TAMBÉM: Artefatos do Egito Antigo encontrados em monumentos na Arábia Saudita

A descoberta é surpreendente porque não há nada de cristão nessa região do Paquistão. “Os moradores disseram aos pesquisadores da universidade que sempre souberam da cruz, mas nunca se preocuparam com ela e a deixaram onde estava porque não podia ser movida”, disse o professor Khan ao The Telegraph.

Os pesquisadores acreditam que o objeto tenha de 900 a 1200 anos. Por enquanto ainda não foi movido do seu local devido ao tamanho, por isso ainda não puderam analisar cientificamente a cruz. Ainda assim, tudo leva a crer que se trata de um artefato cristão.

Advertisement

Descoberta mostra um pouco sobre o Paquistão Medieval

Alguns pesquisadores estão analisando referência de arte budista presentes na cruz. Assim, é possível que ela tenha sido feita por pessoas dessa religião, que se converteram ao cristianismo por volta de um milênio atrás. Naquela época o budismo estava em queda.

A cruz pode ser um sinal de que no passado o cristianismo era mais difundido nessa parte do Paquistão do que mostram os livros de história. “Isso mostra que o cristianismo existia nessa área e deve haver uma igreja e casas de cristãos”, diz Mansha Noor, que trabalha para a Caritas Paquistão.

Além disso, a cruz sugere que podem existir muitos outros itens religiosos nessa região montanhosa do país asiático.

Advertisement

Quem foi o responsável pela criação dessa cruz?

A cruz misteriosa gigante já era conhecida da população local, mas existem poucas informações sobre ela. Alguns séculos atrás, a região era um centro do budismo tibetano.

A região fazia parte da Rota da Seda, por onde passavam muitos cristãos espalhando a sua tradição religiosa. Conforme o especialista em cruzamentos cristãos na Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad, Wajid Bhatti, essa é uma cruz Thomoniana da Índia.

Pesquisas futuras devem ser feitas no material, para descobrir a sua verdadeira origem, peso e data. Até lá, permanecerá a dúvida: é um símbolo cristão ou budista?

Advertisement

Com informações de Ancient Origins.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.