Definir os melhores países para viver é algo muito subjetivo. Cada país possui suas qualidades e defeitos e a escolha do melhor país para construir sua vida depende totalmente dos fatores que cada um valoriza.
Existem pessoas que preferem os países mais estáveis economicamente, enquanto outros priorizam aqueles que possuem bons sistemas educacionais ou de saúde.
No entanto, a ONU realizou uma extensa pesquisa para estipular quais são os melhores países para viver com base em fatores relacionados a igualdade entre gênero, alfabetização, expectativa média de vida e estabilidade financeira.
A partir disso, eles procuram descobrir e comparar qual local no mundo têm as populações mais felizes, saudáveis e estáveis. Abaixo separamos os 10 países da lista considerados os melhores para se viver.
1. Noruega
Este país europeu conseguiu se destacar em todas as áreas analisadas pela ONU, tornando-se assim o melhor país para se viver e construir uma boa vida. O principal fator que fez a Noruega liderar o ranking é devido a sua alta expectativa de vida, que chega a mais de 82 anos.
Isso acontece devido ao excelente sistema de saúde do país. Na Noruega, a saúde é pública de forma geral, fazendo com que todos tenham acesso a ela e sempre recebam assistência médica quando precisam.
2. Irlanda
O segundo lugar da lista vai para outro país europeu. A Irlanda é considerada um dos melhores países para viver devido ao seu nível de segurança. Segundo a ONU, a Irlanda possui os menores níveis de atividade criminosa, e a prevalência de comportamentos homicidas também é mínima no país.
3. Suíça
A Suíça é considerada um dos melhores países para viver devido ao nível impressionante de saúde da sua população. Por mais que tenha ficado abaixo da Noruega, a Suíça possui uma expectativa de vida mais alta, de cerca de 83 anos, e ela é um excelente exemplo de como vale a pena investir na saúde.
4. Hong Kong
Essa pequena região administrativa chinesa, é considerada pela ONU como o quarto melhor país para se viver. O local possui uma alta qualidade de vida e impostos muito baixos. Apesar de possuir uma área urbana muito povoada, o país possui taxas de criminalidade baixas.
5. Islândia
A Islândia também é considerada como um dos melhores países para viver devido a sua alta expectativa de vida, que chega a cerca de 83 anos. Assim como a Noruega e a Suíça, isso acontece devido ao fácil acesso ao seu sistema de saúde.
6. Alemanha
Ocupando o sexto lugar do ranking temos a Alemanha, que ocupa esta posição devido ao seu excelente sistema de educação. A sua grande ênfase nessa área fez com que quase toda a população da Alemanha tenha recebido acesso à educação superior. Apenas 4% da população não recebeu aulas universitárias.
7. Suécia
A Suécia possui um modelo social que se concentra no crescimento, igualdade, liberdade e segurança da sua população. Ela possui um ótimo sistema de saúde e acesso gratuito à educação.
Além disso, o país oferece ótimas condições de trabalho, onde seus trabalhadores possuem férias mínimas de 5 semanas. O país também conta com uma organização que oferece um forte apoio aos empreendedores. E assim como outros países nórdicos, a Suécia possui uma das menores taxas de criminalidade.
8. Austrália
A Austrália é considerada um dos melhores países para viver devido a sua ênfase na educação. O país dá muita importância às escolas e sua população possui um nível saudável de pressão para estudar e ter um bom desempenho nas salas de aula.
Os alunos australianos se mantêm na escola por um período médio de 20 anos, o que indica que a maioria da população permanece no sistema educacional até se formar em um curso superior.
9. Países Baixos
Os Países Baixos, conhecidos informalmente como Holanda, também estão presentes no ranking de melhores países para viver. A Holanda possui um bom desempenho em muitas áreas como trabalho, educação, qualidade do meio ambiente, segurança, satisfação de vida e equilíbrio de vida-trabalho.
10. Dinamarca
Por último na lista, temos mais um país europeu. A Dinamarca é um dos países com a maior confiança social, uma métrica que mede o nível de confiança que as pessoas têm umas nas outras.
Outro fator que faz da Dinamarca um dos melhores países para viver está no seu sistema de saúde e de educação, que são totalmente gratuitos.
Além disso, ela é considerada como um país verde, onde mesmo na sua capital, Copenhague, a quantidade de pessoas andando de bicicleta supera os automóveis.