Países com armas nucleares |
---|
█ Estados com Armas Nucleares (EAN) (China, França, Rússia, Reino Unido e EUA) |
█ Estados com Armas Nucleares não EAN (Índia, Coreia do Norte, Paquistão) |
█ Estados com Armas Nucleares não declaradas (Israel) |
█ Países que compartilham armas nucleares com a OTAN (Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia) |
█ Estados que possuíam armas nucleares anteriormente (Bielorrússia, Cazaquistão, Ucrânia e África do Sul) |
O mapa dos países com armas nucleares inclui as regiões da América do Norte, Europa, Ásia e África. América do Sul e Oceania não estão presentes.
As armas nucleares são extremamente poderosas, e liberando uma grande quantidade de energia, podendo causar destruição em massa. Durante guerras, só foram usadas duas vezes, em Hiroshima e Nagasaki, cidades japonesas, no período da Segunda Guerra Mundial, quando lançadas pelos Estados Unidos.
Países com armas nucleares
Há 14 países que possuem armas nucleares dentro de suas fronteiras. Alguns desses países produzem suas próprias armas, e alguns possuem as de outros países. A lista a seguir segue os países com o maior arsenal de ogivas nucleares.
1. Rússia
A Rússia afirma possuir 6.257 ogivas nucleares, sendo o país com mais armas nucleares no mundo todo. Isso é preocupante, a considerar a invasão da Ucrânia em 2022, e uma das principais razões pelas quais muitas nações não estão interferindo de maneira ativa e direta no conflito.
Se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrar em guerra com a Rússia, há um grande risco de ataques nucleares.
2. Estados Unidos
Os Estados Unidos foram o primeiro país a desenvolver armas nucleares, numa cooperação com o Reino Unido e o Canadá durante o Projeto Manhattan, executado nos anos 1940. A iniciativa foi tomada diante a possibilidade de que a Alemanha fosse desenvolver tais armas durante a Segunda Guerra Mundial.
Hoje, os Estados Unidos possuem 5.550 ogivas nucleares.
3. China
A China também está presente no mapa dos países com armas nucleares, e estima-se que a nação possua 350 ao todo, mas que possam dobrar esse número até 2027. Sua política oficial é de que só usaria uma arma nuclear se fosse atacada primeiro por outro país com uma arma do tipo.
Acredita-se que a China busca aumentar seu estoque até 1000 ogivas, o que pode incentivar nações como Índia, Paquistão e Japão a incrementarem o armazenamento, aumentando as tensões na região.
4. França
Estima-se que a França tenha em torno de 290 armas nucleares, a maioria guardada pela Marinha Francesa. A marinha do país mantém uma presença ativa no mar com submarinos que carregam essas armas. Isso garante ao país a habilidade de contra-atacar mesmo que sofra dano significativo.
5. Reino Unido
A estimativa para o Reino Unido é de 225 armas nucleares. Assim como a França, o Reino Unido possui pelo menos um submarino armado no mar, como forma de dissuasão. Também como a França, o Reino Unido faz parte da OTAN, o que significa que seu programa nuclear também apoiaria os objetivos militares do grupo.
6. Paquistão
Outra nação no mapa dos países com armas nucleares é o Paquistão, com pouco mais de 160 ogivas nucleares. Seu primeiro teste ocorreu em 1998, e há uma corrida armamentista com a Índia, país vizinho.
7. Índia
A Índia conduziu o primeiro teste de armas nucleares em 1974, e acredita-se que possui, hoje, em torno de 160 ogivas. É similar ao número de armas nucleares guardadas pelo Paquistão.
8. Coreia do Norte
O arsenal de armas nucleares da Coreia do Norte é estimado em torno de 30-40 ogivas. o programa nuclear do país começou nos anos 1980, e a nação conduz testes de mísseis regularmente.
9. Israel
Israel nunca reconheceu oficialmente o seu programa nuclear ou a possessão de armas nucleares, mas o país possui essas armas desde os anos 1960. Como a nação se recusa a afirmar a posse, a estimativa varia bastante: entre 80 a 400 ogivas.
10. Alemanha
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha evita a produção de armas nucleares, ainda que possua a tecnologia para isso. Ainda assim, mesmo sem a própria posse, o país guarda 20 ogivas dos Estados Unidos. Essas ogivas seriam usadas em caso de necessidade, devido à participação da Alemanha na OTAN.
11. Turquia
A Turquia não produziu nenhuma arma nuclear própria, mas atualmente possui 50 armas nucleares táticas fornecidas pelos EUA. Isto se deve à sua adesão à OTAN e faz parte do guarda-chuva nuclear da OTAN.
12. Itália
Embora a Itália não produza ou não tenha armas nucleares próprias, ela hospeda algumas como parte do programa de compartilhamento nuclear da OTAN. Ela hospeda 40 ogivas nucleares em duas de suas bases aéreas.
13. Holanda
A Holanda (Países Baixos) é outro país que não cria suas próprias armas nucleares, mas pensa-se que atualmente hospeda cerca de 20 bombas nucleares.
14. Bélgica
Assim como na Turquia, Itália e Holanda, a Bélgica não possui ou produz armas nucleares, mas hospeda cerca de 10 a 15 ogivas como parte de seu papel na OTAN. Este é o país com o menor número de armas nucleares dentro de suas fronteiras.