10 mamíferos extintos que temos registro

Felipe Miranda
Imagem: Mauricio Antón/Science

Apesar dos tigres-da-tasmânia e tigres-de-sabe serem alguns dos mamíferos extintos mais famosos, os mamíferos modernos estão cada vez mais em risco de extinção devido à intervenção humana. Explore algumas espécies que já não estão mais entre nós.

Nem todos mamíferos extintos muito antes dos dias de hoje são pré-históricos. Alguns deles, desta lista, inclusive, são consideravelmente recentes.

Conheça alguns mamíferos extintos que temos registro

1. Thylacosmilus

mamíferos extintos
Ilustração do Thylacosmilus. Imagem: Baperookamo

Este parente do Tigre-dente-de-Sabre viveu muito antes do famoso tigre. Ele habitou a área que atualmente é a América Latina, especialmente a região da atual Argentina. Tão grande quanto uma onça, ele habitou o planeta Terra entre 10 e 3 milhões de anos atrás. Sua mandíbula abria mais do que um ângulo reto e suas enormes presas matavam facilmente as suas caças.

2. Eobasileus

Eobasileus cornutus NT
Imagem: Nobu Tamura / Wikimedia Commons.

Eobasileus era um mamífero da ordem Dinocerata, uma antiga ordem de mamíferos parecidos com os atuais rinocerontes e viveu há 45 milhões de anos. Com quatro metros de comprimento, o animal pesava até 4 toneladas. Ele possuía, ainda, três pares de chifres, possivelmente com uma estrutura parecida com as dos chifres de uma girafa.

3. Quaga

Quagga Naturhistorisches Museum Basel 27102013 3
Quaga empalhada do Naturhistorisches Museum of Basel. Imagem: Vassel / Wikimedia Commons

A Quaga se parece com o resultado de um cruzamento entre uma zebra e um cavalo. Extinta no final do século XIX, a quaga era, realmente, uma parente da zebra, e vivia no sul do continente africano. O último espécime do animal morreu em 1872 no zoológico de Londres.

4. Tigre-da-tasmânia

Thylacinus
Imagem: Baker; E.J. Keller.

O tigre-da-tasmânia, também conhecido como tilacino, foi um masurpial que habitou as terras da Austrália e Nova Guiné por milhões de anos, até recentemente. Eles eram os maiores masurpiais carnívoros existentes e sua extinção também é recente – seu último espécime se foi em 1936, no zoológico de Beumaris.

5. Alce irlandês

Megaloceros giganteus skeleton
Esqueleto de um Alce Gigante (Megaloceros) no Musee d’Histoire Naturelle, em Paris. Imagem: Ghedoghedo

O Alce irlandês, ou Alce Gigante, nem é um alce, nem é exatamente irlandês. Na verdade, ele era um cervo — o maior que já existiu. Ele chegava a 2,1 metros e altura e seus chifres passavam dos três metros. O Alce irlandês não era tão irlandês assim — ele viveu pela Europa, norte da Ásia e norte da África. O animal pesava até 600 kg e se extinguiu há 11 mil anos.

6. Ibex dos Pirineus

Os cientistas querem ressuscitar alguns animais extintos, inclusive o Lobo da Tasmânia, que está nessa lista. O Ibex dos Pirineus é, no entanto, o único animal extinto já ressuscitado pela ciência, em 2009.

Capra ibex Ceresole Reale Turin Province Italy 8 3
Dois machos do Ibex Alpino, parente do Ibex dos Pirineus. Imagem: Wikimedia Commons

O mamífero viveu no Pirineus, uma famosa cordilheira na Europa, localizada entre Espanha e França. Célia foi a última exemplar da espécie, e faleceu em 2000. No entanto, os cientistas conservaram suas células em nitrogênio líquido para recriar a espécie. A extinção ocorreu, muito provavelmente, devido à caça e a algumas doenças que afligiram a espécie.

7. Vaca-marinha de Steller

The Model of Stellers sea cow Hydrodamalis gigas
Imagem: KKPCW / Wikimedia Commons.

Com quase 9 metros, as Vacas-marinha de Steller eram maiores do que os grandes peixes-boi. Com até 11 toneladas, o gigante herbívoro marinho perdeu boa parte de sua população há 14 mil anos, mas só foi extinto de vez no século XVIII, devido à caça pelos humanos. Elas eram alvos por sua carne e por sua gordura.

8. Tigre de Bali

Bali Tiger Ringling Bros 1914 colored
Tigre de Bali em um circo em 1914. Imagem: Hary Atwell

O Tigre de Bali viveu na Indonésia e pesava até 100 kg. Eles foram extintos na década de 1950 devido à destruição de seus habitats e à caça, após viver por milhares de anos. Sua linda pele era atraente e os humanos rapidamente o extinguiram.

9. Mamute lanoso

Woolly mammoth model Royal BC Museum in Victoria
Imagem: Royal Victoria Museum, Victoria, British Columbia, Canada, 2018

Os mamutes lanosos conviveram com os humanos. O último mamute viveu até 2000 a.C. – isso é bem recente. Os mamutes lanoso, mais especificamente, foram a última espécie de mamute viva. Os famosos animais do gelo tinham pelos espessos pelos para aguentar o frio. Eles são um dos animais que os humanos mais querem ressuscitar. Por estarem congelados, os cadáveres desses animais estão muito bem conservados. Eles são parentes bem próximos dos elefantes, e este é um ponto que poderia ser aproveitado nesse plano.

10. Camelops

Camelops
Imagem: ArthurWeasley / Wikimedia Commons.

Com 2,2 metros de altura e até mesmo ultrapassando os 800 kg, os camelps eram parentes extintos, um tanto distantes, dos camelos atuais. Eles eram mais parecidos com lhamas do que com camelos, na verdade. Os camelops viveram na América do Norte e sumiram há 10 mil anos, possivelmente pela caça.