Os macacos-japonês têm quase 60 cm de altura e pesam até 13kg, além de viverem em sociedades muito hierárquicas. Isto é, os macacos de classificação mais alta obtêm maior acesso a comida e companheiros. Por isso, frequentemente disputas de poder acontecem nos bandos. Recentemente, uma jovem macaca lutou contra outros companheiros e assumiu o controle de sua equipe.
Frequentemente esses animais se aquecem em fontes termais quando o tempo neva e, por isso, também se chamam macacos da neve. A imagem a seguir representa um desses animais em banho:
Como a macaca lutou contra os machos?
A macaca, conhecida como Yakei, tem 9 anos e brigou contra quatro machos e agrediu sua própria mãe para assumir a liderança do grupo. O seu ‘reinado’ já dura um ano no Takasakiyama Natural Zoological Garden, em Oita/Japão. Além disso, ela é a primeira líder feminina nos 70 de história do parque. No entanto, a animal enfrentará períodos turbulentos na autoridade do grupo, graças à temporada de acasalamento que chegará em breve.
Segundo especialistas, casos de ataques femininos são extremamente raros, ainda mais episódios violentos como o que aconteceu no Jardim. Tradicionalmente, os machos deixam seu grupo após atingirem a puberdade. Dessa forma, o líder do grupo é determinado por quanto tempo ele passou em uma tropa específica, sendo o mais velho comumente o ‘rei’. Já as fêmeas, herdam posições logo abaixo de suas mães.
As situações agressivas normalmente acontecem entre machos, porém Yakei chegou a espancar o macaco mais velho do grupo, o qual tem 31 anos e chama Nanchu. Tendo isso em vista, a ‘ascensão ao poder’ da macaca foi ao mesmo tempo chocante e emocionante para os pesquisadores que acompanharam o caso.
Por fim, após atacar o macho superior, a macaca passou a andar com o rabo para cima e sacudir galhos de árvores com o corpo. De acordo com os pesquisadores da reserva, essas atitudes são normalmente masculinas.
O que acontecerá nos próximos meses?
A macaca lutou bravamente, porém poderá perder sua posição logo, uma vez que o caos do período de reprodução já demonstra indícios de caos. Segundo os especialistas da reserva, o macho Luffy, de 18 anos, já está próximo à fêmea.
Um dos estudiosos, Yu Kaigaishi, relatou sobre esse relacionamento: “Observei que Yakei mostrou uma expressão facial, conhecida como ‘careta de medo’, típica de indivíduos subordinados para Luffy”. Além disso, o macaco também parece monopolizar comida sem a presença da fêmea.
Sendo assim, há duas possibilidades: o ‘reinado’ da macaca chegará ao fim ou as atitudes do casal são apenas expressões normais da relação entre os macacos-japonês. Os próximos meses indicarão o final dessa história e vale ressaltar que o acasalamento durará até março!