Fêmeas de macacos usam machos para defesa contra predadores

SoCientífica
Imagem: C. Kolopp / WCS

Pesquisadores do Programa Congo, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS) e da Fundação Nouabalé-Ndoki, descobriram que fêmeas de macacos (Cercopithecus nictitans) usam machos para se defender de predadores como leopardos.

Publicando seus resultados na revista Royal Society Open Science, a equipe descobriu que as fêmeas de macacos usam chamadas de alarme para recrutar machos para defendê-las de predadores. Os pesquisadores conduziram o estudo entre 19 grupos diferentes de macacos-de-nariz-branco selvagens, um tipo de guenon da floresta, em Mbeli Bai, uma área de estudo dentro das florestas do Parque Nacional Nouabalé-Ndoki, no norte da República do Congo.

Os resultados promovem a ideia de que o alarme geral das fêmeas exige que os machos avaliem a natureza da ameaça e que serve para recrutar machos para garantir a defesa do grupo. As fêmeas só param de dar o alarme quando os machos emitem gritos associados à defesa anti-predador. Os resultados sugerem que as estratégias de chamada de alarme dependem do sexo do sinalizador. As fêmeas recrutam machos, que se identificam ao se aproximar, para proteção. Os machos reafirmam às fêmeas sua qualidade na defesa contra a predação, provavelmente para garantir futuras oportunidades de reprodução.

Os machos anunciam seu compromisso de servir como ‘pistoleiros’, emitindo chamadas gerais de “pyow” enquanto se aproximam do resto do grupo – uma chamada contendo poucas informações sobre eventos em andamento, mas pistas para a identidade masculina, semelhante a uma chamada de assinatura. Ouvir seu chamado “pyow” durante as abordagens masculinas permite que as fêmeas identifiquem defensores de grupo de alta qualidade já à distância. Isso pode contribuir para a reputação masculina de longo prazo em grupos, o que equiparia as fêmeas para escolher os machos que garantissem a sobrevivência de seus filhos de forma mais confiável.

Disse o autor principal do estudo, Frederic Gnepa Mehon, do Programa Congo da WCS e da Fundação Nouabalé-Ndoki: “Nossas observações sobre outros guenons da floresta sugerem que se os machos não provarem ser bons protetores de grupo, eles provavelmente terão que deixar os grupos antes dos bons defensores. Até o momento, não está claro se os guenônios femininos têm um ditado na escolha do parceiro, mas nossos resultados atuais sugerem fortemente essa possibilidade ”.

No decorrer deste estudo, um novo tipo de chamada foi gravado de forma consistente com o nome “kek”. Eles descobriram que os machos usavam o chamado “kek” quando expostos a um modelo de leopardo em movimento criado por pesquisadores para experimentos de campo. Estudos anteriores de macacos-de-nariz-branco na Nigéria nunca relataram “keks”. Este novo tipo de chamada pode, portanto, ser específico para uma população ou pode ser feito para ameaças em movimento. Se as chamadas de “kek” são específicas da população, isso pode sugerir que existem diferentes “dialetos” entre macacos com nariz de massa – um forte indicador para o aprendizado da produção vocal, que é ferozmente debatido para existir no reino animal.

Disse a coautora Claudia Stephan Wildlife Conservation Society (WCS) Congo Program e a Nouabalé-Ndoki Foundation: “A seleção sexual pode desempenhar um papel muito mais importante na evolução dos sistemas de comunicação do que se pensava anteriormente. Em um contexto filogenético, quais estratégias, em última análise, conduziram a evolução da comunicação em fêmeas e em machos? Será que pode haver algum paralelo com as diferentes estratégias de comunicação dos macacos e macacos na linguagem humana? ”

Os autores afirmam que os resultados atuais avançaram consideravelmente a compreensão das diferentes chamadas de alarme femininas e masculinas, tanto em termos de dimorfismos sexuais na produção quanto no uso de chamadas. Curiosamente, embora os machos tenham repertórios vocais mais complexos do que as fêmeas, as habilidades cognitivas necessárias para usar estrategicamente repertórios femininos simples parecem ser mais complexas do que as necessárias para seguir as estratégias de vocação masculina. Em outras palavras, os alarmes das das fêmeas de macacos-de-nariz-branco podem conter pouca informação, mas o fazem intencionalmente, ou seja, para facilitar a manipulação do comportamento masculino.